Vídeos e fotos: Ciclone Bomba que devastou o sul do país irá atingir o litoral do Sudeste e pode chegar até a Bahia
Escrito por Helem Lara em 01/07/2020
Até a noite desta quarta-feira (1º), os efeitos do ciclone bomba, que causou mortes e sérios danos estruturais nos estados do Sul do Brasil, poderão atingir outros Estados do país. A informação foi divulgada pela Marinha do Brasil.
Segundo o órgão das Forças Armadas, ventos de até 88 km/h podem chegar à faixa litorânea de São Paulo e Rio de Janeiro, até a noite desta quarta (1º). Esse vendaval poderá promover ondas de três a quatro metros de altura em alto mar entre o Rio de Janeiro e a Bahia, ao sul de Caravelas, entre quarta e a manhã da sexta-feira (3).
Ainda segundo a Marinha, a aproximação de uma frente fria poderá provocar rajadas de vento de até 74 km/h na faixa ao norte de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, até o sul de Guarapari, no Espírito Santo.
‘Ciclone bomba’: Estados do Sul poderão ter segunda onda
Se a situação no Sudeste do país é de alerta, no Sul é de temor. Segundo os órgãos de meteorologia e a Marinha, persiste a previsão de uma possível segunda onda do “ciclone bomba”, que deixará o mar muito agitado. Também poderá haver ressaca com ondas que podem superar os quatro metros de altura em Santa Catarina até a tarde de quinta-feira.
Devastação
Na terça-feira (30), fortes temporais atingiram Santa Catarina e deixaram estragos em todas as regiões do Estado, além de quatro mortes. Árvores foram derrubadas e muitas casas destelhadas. Os ventos chegaram a 120 km/h.
O interior do Rio Grande do Sul também estragos provocados pela forte chuva e um homem morreu soterrado. Além disso, os portos estão com atividades interrompidas devido à previsão de ventos de 120 km/h.
No Paraná, ventos de quase 100 km/h derrubaram árvores e deixaram imóveis de Curitiba sem energia elétrica. O telhado de um conjunto habitacional também foi arrancado com a força dos ventos. Em São Paulo, o “ciclone bomba” trouxe frente fria e provocou rajadas de vento de mais de 50 km/h na capital paulista.
Moradores da região Sul do Brasil registraram momentos assustadores.
Confira alguns vídeos:
Telhado voando em Blumenau 😨 #Blumenau #CICLONE #fimdomundo pic.twitter.com/8yvGKRd6fS
— 🌽ᶠᴸᴼᴾᴬᴰᴵᴺᴴᴼ (@vittar_aclamada) June 30, 2020
Imagens que circulam do Ciclone Bomba em algumas cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.#ciclone #ventania #santacatarina #brazil #ciclonebomba #CNNoticias #NossoCarius #vento #ventania #ciclonebomba #CNN #Noticias pic.twitter.com/JVEuptYd7O
— CN Notícias (@nossocarius) July 1, 2020
Floripa, 30/06
(Recebi o vídeo por whats, por isso não posso dar os créditos) pic.twitter.com/nQybBDuC06
— Catharina (@quasemiss) June 30, 2020

defesa-civil-tempestade Santa-Catarina-ciclone-extratropical

Estragos causados no sul do País pela passagem da tempestado estratropical que também está sendo chamada de “ciclone bomba” – fotos: redes sociais

Estragos causados no sul do País pela passagem da tempestado estratropical que também está sendo chamada de “ciclone bomba” – fotos: redes sociais

Estragos causados no sul do País pela passagem da tempestado estratropical que também está sendo chamada de “ciclone bomba” – fotos: redes sociais
Fonte: Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna / Foto de Capa: Reprodução redes sociais / Vídeos : reprodução redes sociais