Vale não entrega obra de captação de água no rio Paraopeba

Escrito por em 01/03/2021

Por Portal G1

Não há data definida para a conclusão das obras da nova estação de captação de água no rio Paraopeba, afetado pela lama da barragem da Vale que se rompeu em Brumadinho há mais de dois anos. Elas são de responsabilidade da mineradora, de acordo com termo de compromisso assinado em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

A nova estação, que começou a ser construída em outubro de 2019, deveria estar concluída em setembro de 2020. Em dezembro, a Vale disse à Comissão Especial de Estudo – Abastecimento Hídrico, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, que a nova previsão de entrega seria fevereiro deste ano, cinco meses depois do acordado.

Dias depois, vereadores apresentaram um relatório, alertando para o risco da capital e da região metropolitana sofrerem uma crise no abastecimento de água por causa do atraso nas obras de captação. A expectativa agora, segundo a Vale, é que a estação seja entregue neste mês de março.

A comissão da Câmara Municipal visitou as obras na semana passada. De acordo como relator, o vereador Irlan Melo (PSD) a primeira etapa deve mesmo ficar pronta em breve. Mas a capacidade total do empreendimento só deverá acontecer no segundo semestre deste ano.

O antigo sistema de captação do Rio Paraopeba foi construído pelo governo de Minas em 2015 para minimizar os impactos da crise hídrica. Mas, com o rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, em janeiro do ano passado, essa captação precisou ser suspensa, já que o rio foi atingido pelos rejeitos.

A preocupação era que, sem a captação de água do rio, houvesse desabastecimento de água em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Por isso, a Vale teve que construir o novo sistema, que fica 12 km acima da estrutura com captação suspensa, onde o rio não recebeu lama.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]