Vacinação contra Influenza tem nova fase em Itaúna para seis grupos prioritários nos Postos de Saúde

Escrito por em 10/06/2021

Começou nesta quarta-feira, 09/06, a terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Itaúna a vacinação acontece nos Postos de Saúde da Família. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de Itaúna, o Ministério da Saúde informou o início da vacinação mas não informou até quando as doses serão enviadas aos municípios.

Os grupos prioritários desta fase são:

  • pessoas com comorbidades,
  • pessoas com deficiência permanente,
  • caminhoneiros,
  • trabalhadores do transporte coletivo, rodoviário, passageiros urbano e de longo curso,
  • forças de segurança e salvamento,
  • forças armadas,
  • funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Local de vacinação: As unidades de saúde continuam sendo o ponto de referência para esta imunização, cujos espaços foram organizados em caráter preventivo à contaminação pelo novo Coronavírus. O horário de vacinação é de 7h às 16h.

Documentação necessária

É necessária a apresentação de identificação pessoal, comprovante de endereço e comprovação vinculativa com o grupo a ser beneficiado. Pessoas vacinadas em outras etapas, como gestantes, puérperas, crianças menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, professores ou idosos, poderão continuar sendo imunizados caso tenham interesse e disponibilidade de receber a dose.

De acordo com a comunicação da prefeitura de Itaúna, a Secretaria Municipal de Saúde segue rigorosamente o calendário e diretrizes estipuladas pelo Ministério da Saúde. Fica ressaltada a obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento social e cumprimento das medidas sanitárias e de prevenção à Covid-19 durante aplicação das vacinas.

Prazo entre vacinas

Caso a pessoa tenha recebido recentemente a vacina contra a Covid-19, deverá aguardar intervalo mínimo de 14 dias para o recebimento da dose contra a Influenza. As pessoas que testaram positivo para o novo Coronavírus deverão esperar 28 dias (para receber a dose contra a Influenza).

A imunização contra a Influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral na população. Estudos comprovaram que a vacina contra a Influenza não tem eficácia contra a Covid-19, porém, protege contra três tipos de vírus da gripe. As doses são enviadas de forma escalonada pelo Ministério da Saúde para todo o Brasil.

Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]