Vacina Covid-19 em Divinópolis: Cadastro é aberto para adolescentes com comorbidades

Escrito por em 15/09/2021

Por G1 Centro Oeste MG

O cadastro para vacinação de adolescentes, de 12 a 17 anos, com comorbidades, foi aberto nesta terça-feira (14) em Divinópolis. Segundo a Prefeitura, 4.824 doses de Pfizer foram recebidas pelo Município para aplicação da 1ª dose.

O cadastro está no site do Poder Executivo ou no App Divinópolis – Opção Vacinação Covid-19. A vacinação deste público será realizado de quarta-feira (15) a segunda-feira (20). A previsão é de imunizar 3 mil adolescentes.

A aplicação da vacina será em sistema de drive-thru no Centro Administrativo e no Pátio da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), na Rua José Balbino Pereira, 171, Bairro Espírito Santo.

Serão vacinados adolescentes com deficiência permanente, síndrome de down. Também serão imunizadas adolescentes grávidas, puérperas, lactantes com filhos de até 6 meses. Para a vacinação será necessário que os pais preencham uma auto declaração de que o adolescente é deficiente ou tem alguma comorbidade.

Além da declaração, é obrigatório que seja apresentado, no dia da vacinação, algum documento que comprove a condição especial como carteira de passe livre, cartão de BPC, matrícula em unidade de ensino especial (exemplo Apae), receita médica, dentre outros.

Também é obrigatório que o adolescente esteja com o Cartão Sistema Único de Saúde (SUS), Cartão da Unidade de Saúde e Caderneta de Vacinação. A falta de qualquer um destes documentos, impossibilitará a imunização. É obrigatório levar cópias dos documentos, pois eles serão retidos.

De acordo com o Código Penal, é crime “omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante”.

A Prefeitura ressalta que a aplicação da segunda dose continua e segue o cronograma de aplicações estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

A pessoa deverá seguir rigorosamente o horário e local que sair no agendamento. Não será permitido chegar em horário diferente. A pessoa que foi cadastrada para um drive-thru não poderá ir em outro, pois cada local de vacinação atenderá um grupo específico.

Para se imunizar, a pessoa não pode ter recebido outra vacina nos últimos 14 dias e não ter tido Covid-19, com início dos sintomas nos últimos 30 dias e não estar com sintomas de Covid-19.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]