União Europeia propõe suspender voos do sul da África devido a nova variante do coronavírus

Escrito por em 26/11/2021

Por Portal G1

A Comissão Europeia vai propor aos 27 países membros da União Europeia a suspensão dos voos do sul da África após a detecção de uma nova variante do coronavírus, anunciou nesta sexta-feira (26) a presidente do Executivo europeu, Ursula von der Leyen, em uma rede social.

“A Comissão Europeia proporá, em estreita coordenação com os Estados membros, ativar o freio de emergência para interromper os voos procedentes da região do sul da África devido à variante B.1.1.529“, anunciou von der Leyen.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (26), um dia após o Reino Unido restringir viagens à África do Sul e mais cinco países do continente após a descoberta da variante. Países como a Itália e a Alemanha já proibiram ou planejam vetar a chegada de viajantes da África do Sul.

A presidente da Comissão Europeia não revelou quantos países do sul da África seriam afetados pela proposta, que vai ser apresentada aos 27 países membros do bloco europeu na reunião desta sexta.

Antes mesmo da reunião, a Alemanha já anunciou que não aceitará a entrada de viajantes procedentes da África do Sul e a Itália informou a proibição de entrada em seu território de qualquer pessoa que esteve em 7 nações do sul da África nos últimos 14 dias.

Os 6 países afetados pela decisão britânica são: África do SulNamíbiaLesotoBotsuanaEswatini Zimbábue. Além destas nações, a Itália restringiu também viagens de Moçambique.

A descoberta da variante B.1.1.529 do novo coronavírus foi anunciada na quinta-feira (25) pelo virologista Túlio de Oliveira em entrevista coletiva online supervisionada pelo Ministério da Saúde da África do Sul.

Até o momento foram registrados 22 casos na África do Sul, principalmente jovens, segundo o Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis (NICD). Também foram relatados casos na vizinha Botswana e em Hong Kong, em uma pessoa que voltava de uma viagem à África do Sul.

Segundo o virologista, a B.1.1.529 é potencialmente muito contagiosa e tem um número “extremamente alto” de mutações.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]