Túnel do tempo: tradição em esportes é na Rádio Clube de Itaúna

Escrito por em 01/05/2020

Como forma de combate e prevenção a pandemia, a prática do futebol, que é uma das paixões dos brasileiros, teve que ser suspensa. Ao que tudo indica, os jogadores e comissões técnicas voltarão aos treinos no decorrer do mês de maio, mas ainda sem previsão para o retorno das competições e jogos oficiais.

Em meio a este cenário, a Rádio Clube de Itaúna recebeu uma grata surpresa do jornalista Pepe Chaves, que durante muitos anos era um dos responsáveis pelo jornal impresso Via Fanzine, que circulava em Itaúna/MG. O jornalista postou numa página de Facebook de um grupo denominado “Fotos de Itaúna” uma imagem de integrantes de uma jornada esportiva da Clube AM 1.520, conhecida popularmente por ZYZ4, que era o prefixo da emissora:

Foto de arquivo do Jornal Via Fanzine que constam integrantes da jornada esportiva da Clube AM 1.520, a ZYZ4, no início da década de 80.

A postagem chegou ao conhecimento do Grupo Rádio Clube de Itaúna, que fez contato com o comunicador Cristóvão Fernandes para identificar quem são os outros integrantes da foto, sendo estes, da esquerda para direita:

  1. Edir Alves de Freitas, que era goleiro titular da equipe do Souza Moreira, que estava com a mão machucada e não participou da partida, mas se encontrava na cabine “Mário Preto” como convidado de imprensa da Rádio Clube de Itaúna;
  2. Rubens Alves Paulino, conhecido como Tomé, que atuava como comentarista;
  3. Nelson Biela, já falecido, que também atuava como comentarista, principalmente de arbitragem;
  4. Cristóvão Fernandes, narrador da Clube AM 1.520, atualmente integrante do quadro da Clube FM 93,5;
  5. Geraldo Lopes, coordenador da equipe de esportes; e
  6. Danilo Lopes, que não aparece na foto, mas compunha a equipe exercendo a função de reportagem de campo.

Da esquerda para direita, Edir Alves de Freitas (que era goleiro titular do Souza Moreira, que estava com a mão machucada e estava como convidado na cabine Mário Preto); Rubens Alves Paulino, conhecido como Tomé (comentarista); Nelson Biela (comentarista de arbitragem, já falecido); Cristóvão Fernandes; Geraldo Lopes (coordenador da equipe de espote). Não está na foto, mas Danilo Lopes realizava à época a reportagem de campo. Crédito da foto: Arquivo Via Fanzine.

Segundo Cristóvão Fernandes, a foto é do início da década de 80, muito provavelmente de 1.982. O comunicador lembra que uma das equipes que disputava a partida era o Souza Moreira, mas não se recorda do time adversário no confronto.

Todas as emoções do esporte você confere na Clube FM 93,5, de segunda a sexta-feira, com Cristóvão Fernandes, de 7h15min às 8h, com o programa “Na Marca do Pênalti” (programa temporariamente suspenso em função da pandemia e do calendário esportivo).

Fonte: Grupo Rádio Clube de Itaúna


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]