Será criado no Brasil Banco Popular que investirá somente em iniciativas do bem

Escrito por em 23/05/2020

O economista e ex-banqueiro Eduardo Moreira anunciou a fundação do Finapop, um banco onde os investidores terão a certeza de que seu dinheiro está sendo empregado em iniciativas do bem, como o apoio à agricultura familiar e empreendimentos sustentáveis.

A iniciativa tem como inspiração o Triodos Bank, um banco que surgiu na Catalúnia com a missão de ser um banco ético e sustentável e de fazer o “dinheiro trabalhar” para mudanças sociais, culturais e ambientais positivas. O banco só investe em empresas sustentáveis e não usa capital especulativo, apenas dinheiro de verdade aportado por seus correntistas e investidores.

No Brasil, a iniciativa está registrada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e a primeira operação registrada garantirá aos seus investidores um retorno pré-fixado de 5.5% ao ano livre de IR, o que chega muito próximo ao rendimento do Tesouro Direto pré-fixado com vencimento em 6 anos. Nesta operação inaugural, o FINAPOP emitiu um CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio no valor de R$ 1 milhão para financiar a expansão do parque industrial da COOPAN que é a maior produtora de arroz orgânico da América.

No anúncio feito através de uma teleconferência, Eduardo se mostra estar muito emocionado com a iniciativa que poderá causar uma verdadeira revolução fundiária e econômica no país com a abertura de um banco onde a população brasileira poderá investir como investe na poupança, CDB ou Letras do Crédito Agrícola com acesso ao fundo garantidor até o valor de R$ 250 mil reais e sabendo que este recurso além de trazer retorno financeiro, estará sendo catalizador de grandes mudanças em nosso país.

Fonte: Site Notícias Boas


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]