Secretário de Saúde de Itaúna comenta sobre surto de diarreia e vômitos: “Nas unidades de saúde na semana passada chegamos a atender 10, 12 casos em um único dia em cada unidade”

Escrito por em 19/08/2021

O surto de diarreia e vômitos em Itaúna começou há mais de uma semana, de acordo com o Secretário de Saúde do município, Dr. Fernando Meira, e atinge também as cidades da região. De acordo com o secretário, na semana passada todas as unidades de saúde de Itaúna atenderam a cerca de 10 a 12 casos por dia de pessoas com esses sintomas. Em entrevista exclusiva ao jornalismo do Grupo Rádio Clube de Itaúna, Dr. Fernando Meira disse que trata-se de um surto de enterovirose, que está acontecendo também em Divinópolis e Itatiaiuçu. “Um surto de uma enterovirose que está acontecendo em diversas cidades da nossa região! Divinópolis, Itatiaiuçu já também reportaram esse mesmo surto. Estamos fazendo exames mais específicos para descobrir qual vírus está relacionado a esse surto”, informou o secretário de saúde municipal.

Dr. Fernando detalha que desde a semana passada as unidades de saúde estão reportando casos de diarreia e vômito.

Desde começo da semana passada estamos recebendo relatos. Nas unidades de saúde na semana passada chegamos a atender 10, 12 casos em um único dia em cada unidade. Já entramos em contato com a Superintendência Regional de Saúde para nos auxiliar no monitoramento”, relatou o secretário de saúde de Itaúna.

Ele descarta a possibilidade de o surto estar sendo causado pela água fornecida na cidade ou de uma nova variante do Coronavírus. A orientação do secretário de saúde de Itaúna, que também é médico, é para que as pessoas se hidratem e façam uso do medicamento indicado pelos profissionais de saúde. “Orientação clínica adequada (hidratação, medicação) e monitoramento das pessoas e contatos”, orientou Fernando Meira.

Casos relatados em todas as regiões da cidade

Conforme o Secretário de Saúde em todas as unidades de saúde estão acontecendo atendimentos médicos relacionados ao surto de diarreia e vômitos. Entretanto, a informação só veio à tona depois que várias pessoas começaram a reclamar dos sintomas em grupos de WhatsApp nesta quinta-feira e o Grupo Rádio Clube de Itaúna publicar matéria a respeito do assunto. Depois da publicação da matéria um número ainda maior de pessoas identificou o problema também nos bairros Cerqueira Lima, Vale dos Ipês, Itaunense, Parque Jardim, além dos bairros Morro do sol, Piedade, Morada Nova, Morro do Engenho, Santanense e Centro que já tinham sido identificados na notícia.

De acordo com os relatos das pessoas nas redes sociais em um único dia o Hospital Manoel Gonçalves teria atendido a 50 pessoas com os mesmos sintomas. Em outro relato uma mãe contou que o médico da filha, que estava com os mesmos sintomas das outras pessoas, disse que atendeu a 30 crianças que também estavam com diarreia e vômitos.

Confira alguns relatos:

Na ultima sexta feira eu tive uma dor forte no estômago e vômitos. Inchaço abdominal. No mesmo dia 10 colegas de trabalho apresentaram os mesmos sintomas. 2 relataram diarreia tb. Na terça feira agora, minha irmã que não mora comigo teve os mesmos sintomas. E várias pessoas na cidade já comentaram sentir o mesmo”.

Minha filha foi para o hospital (Hospital Manoel Gonçalves) na quinta-feira por causa dessa diarreia e vômito e o enfermeiro falou pra ela que num dia só atendeu 50 casos dessa virose

Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna

Leia mais:


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]