Reinado 2022 começa hoje em Itaúna com ânimos renovados depois de dois anos de pandemia

Escrito por em 01/08/2022

Considerado um bem imaterial da cidade de Itaúna e superadas as restrições impostas pela Covid-19, a festa do Reinado está de volta a Itaúna. A programação será realizada de 1º a 17 de agosto, com guardas locais de congado e outras convidadas de cidades da região se revezando nas homenagens à Nossa Senhora do Rosário.

 Além da estrutura de todos os anos, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo prepara intervenções para a retomada dos festejos.

O valor repassado pela Prefeitura de Itaúna às guardas de congado, nesse ano, será de R$ 80.000,00. O montante é oriundo do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, cujos recursos são captados por meio do ICMS Cultural Estadual, mediante documentação própria de comprovação apresentada anualmente. A verba é repassada à associação que representa as guardas e esta fica responsável pela divisão entre as mesmas.

Feriado

O ponto alto das comemorações serão os dias 14 (visita de guardas de outras cidades) e 15 (feriado municipal), com expectativa da presença de devotos e simpatizantes da festa.
 As guardas itaunenses que já confirmaram presença são: Candomblé Feminino, Vilão, Nossa Senhora do Rosário, Moçambique Santa Efigênia, Moçambique São Benedito, Virgem do Rosário, Moçambique São Benedito, Santa Cruz, Santa Edwiges e Moçambique Império Nossa Senhora do Rosário.

A Festa do Reinado atravessa gerações em Itaúna há mais de dois séculos e sintetiza a cultura e a fé do povo itaunense. Roupas coloridas, tambores, chocalhos, hinos e ritmos dão um toque ainda mais especial ao Alto do Rosário.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]