Primeira cidade de Minas a vacinar todos adultos não tem internações há 4 meses

Escrito por em 13/07/2021

Por Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna com informações de Jornal O Tempo

Na pacata cidade de 2.623 habitantes, distante 115 km de Belo Horizonte, todos os adultos já receberam a primeira dose do aguardado imunizante contra a Covid-19, capaz de fazer a pandemia recuar. Muitos, em casa, assim como Borges. Somando essa estratégia ao fato de que à comunidade é formada, sobretudo, por ribeirinhos (grupo prioritário na vacinação), Rio Doce ostenta atualmente a marca de 100% de sua população adulta imunizada ao menos com a 1ª dose.

Proporcionalmente, é a cidade com a maior aplicação de doses em Minas Gerais, segundo dados informados pelas prefeituras e consolidados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (pode haver diferenças em relação aos boletins municipais devido à morosidade no lançamento do conteúdo no sistema unificado, e os percentuais são obtidos sobre a população geral, segundo o IBGE, e não sobre o público-alvo, acima de 18 anos).

 

A expectativa do município é que toda a população adulta da cidade complete o esquema vacinal em setembro, quando maioria dos moradores receberão a segunda dose da AstraZeneca. Sem casos de internação e óbitos há quase quatro meses, a cidade tem atualmente apenas um infectado.

“Chegamos a ter 89 contaminados antes da vacinação em massa. Eram feitos 26 testes por dia, o que é muito para uma cidade pequena como a nossa. Com dois meses de imunização, não tínhamos mais contaminação praticamente”, explica o secretário municipal de saúde da cidade, Rodrigo Leite, que prova na prática que todas as vacinas são efetivas.

Mesmo com toda população vacinada, os cuidados continuam em Rio Doce. Na Onda Vermelha do programa Minas Consciente, o comércio só pode funcionar até as 20h no município. O que falta para voltar ao normal, na opinião do aposentado Antônio José Nascimento, 65, que mesmo com as duas doses não abandona a máscara, é o retorno do tradicional forró do fim de semana


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]