Prefeitura responde denúncia de link paralelo para cadastro de pessoas com 50 anos ou mais para vacina contra Covid-19

Escrito por em 16/06/2021

A grande procura dos moradores de Itaúna pela vacinação contra Covid-19 para pessoas com 50 anos completos ou mais tirou do ar o site da prefeitura e gerou indignação e denúncias de fraude por parte dos que não conseguiram acesso ao cadastro para as 2 mil doses de vacinas que foram disponibilizadas. As denúncias surgiram depois que pessoas começaram a compartilhar em grupos de WhatsApp uma mensagem com endereço na web que direcionava as pessoas diretamente para o link do formulário de cadastro.

Confira algumas manifestações da população:

Pelo menos dois vereadores, Kaio Guimarães (PSC) e Márcia Cristina () se pronunciaram publicamente sobre essas denúncias.

Publicação das redes sociais da vereadora Márcia Cristina

Milhões de acessos e link para o cadastro

Questionada a prefeitura de Itaúna emitiu uma nota de esclarecimento informando que houve milhões de acessos ao site causando a queda e instabilidade do mesmo. A prefeitura reconheceu que o link realmente estava direcionando para o formulário de cadastro de vacinas, mas que foi compartilhado por pessoas que conseguiram fazer o cadastro e não por funcionários da prefeitura.

Confira a nota da prefeitura na íntegra:

A Prefeitura de Itaúna vem a público esclarecer que o site oficial www.itauna.cmg.gov.br, utilizado para cadastramento de pessoas com 50 anos completos ou mais para vacinação contra a Covid-19, apresentou grande instabilidade devido a MILHÕES de acessos simultâneos desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 16/06. Pessoas de outras cidades, que não se atentaram às informações de que o cadastro era exclusivo apenas para moradores de Itaúna, tentaram se inscrever e sobrecarregaram o sistema, gerando lentidão e quedas de conexão. Outro esclarecimento a ser feito é o fato de que pessoas que conseguiram fazer o cadastro compartilharam em redes sociais os links de inscrição por conta própria, não significando assim nenhuma fraude por parte do município ou de algum de seus servidores. Os cadastros para as 2.000 doses disponíveis já se encontram encerrados e será necessário aguardar a chegada de novas doses para nova abertura aos interessados.

Nota de esclarecimento da prefeitura de Itaúna

A procura por vacinas contra Covid-19 em Itaúna para pessoas com 50 anos completos ou mais deixou o site da prefeitura fora do ar e oscilando desde o início da manhã desta quarta-feira, 16/06. Inicialmente a prefeitura divulgou que o cadastro seria aberto a partir das 8h, mas no site a informação que passou a constar a partir das 7h é que seria a partir das 9h. A partir das 8h, entretanto, o site já começou a oscilar e está fora do ar desde então.

O anúncio de que o cadastro para pessoas com 50 anos ou mais seria aberto nesta quarta-feira, foi feito na manhã de ontem, terça-feira, 15/06. Na semana passada foram vacinadas as pessoas com 58 anos de idade ou mais. Então, para esta semana foi uma surpresa a abertura de cadastro de pessoas com 50 anos ou mais, envolvendo uma faixa de idade de sete anos que abrange uma grande parcela da população. Apenas 2 mil doses das vacinas Pfizer (1260 doses) e Astrazeneca (740 doses) foram disponibilizadas.

Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]