PODCAST: Integrantes do Conselho Tutelar de Itaúna falam sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Escrito por em 19/05/2022

Recebemos em nossos estúdios das rádios CLUBE FM 93,5 e CONEXÃO FM 106,5 duas integrantes do Conselho Tutelar de Itaúna, Amanda Moura e Jordana Duarte, para falar sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Amanda é presidente do Conselho tutelar de Itaúna e a Jordana é secretária do Colegiado do Conselho tutelar.

Só pra contextualizar, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é comemorado no dia 18 de maio e a data foi estabelecida com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2.000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Para falar um pouco mais sobre como cada um de nós pode se engajar na luta contra esse crime cruel em nossa sociedade, entrevistamos Amanda Moura e Jordana Duarte.

Entre outras questões elas respondem às seguintes perguntas:

  • O que configura o abuso sexual na esfera criminal?
  • Sexo com menor de 14 anos, mesmo com consentimento, é crime, não é?
  • Quais sãos as atribuições do Conselho Tutelar?
  • Qual a média de atendimentos do Conselho Tutelar de Itaúna?
  • Quando uma pessoa deve procurar o Conselho Tutelar e como ela pode fazer isso?

Serviço

O Conselho Tutelar de Itaúna fica localizado na Rua Josias Machado, 69 Centro. O telefone de contato é o  (37) 3241-3214 ou (37) 98419-9974. Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07h às 17h, ou pelo plantão através do telefone (37) 98419-9974.  E-mail: [email protected]

Abaixo você confere aos podcasts das entrevistas nas rádios CLUBE FM 93,5 e CONEXÃO FM 106,5

Confira na íntegra a entrevista das integrantes do Conselho Tutelar de Itaúna ao locutor Aldi Miranda na RÁDIO CLUBE FM 93,5:

Á direita o locutor Aldi Miranda e à esquerda ao fundo Jordana Duarte e à frente Amanda Moura, integrantes do Conselho Tutelar de Itaúna

Confira na íntegra a entrevista das integrantes do Conselho Tutelar de Itaúna ao locutor Pedro Emanuel na RÁDIO CONEXÃO FM 106,5:

À frente Jordana Duarte e Amanda Moura, integrantes do Conselho tutelar de Itaúna, à esquerda o locutor Pedro Emanuel

Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna

 


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]