Novos leitos de UTI? Dez novos respiradores para tratamento de Covid-19 no Hospital Manoel Gonçalves em Itaúna

Escrito por em 03/09/2020

Dez novos respiradores foram destinados a Itaúna para o tratamento de pacientes com Covid-19 no Hospital Manoel Gonçalves. Ainda não há informação se estes dez novos respiradores serão usados para a criação de dez novos leitos de UTI na Casa de Caridade.

O recebimento dos equipamentos aconteceu nesta quarta-feira, 02/09, em Divinópolis e foram oriundos de uma doação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). A instituição realizou a entrega de 141 respiradores para 12 cidades que compõe a regional Divinópolis.

A Prefeitura de Itaúna foi representada pelo Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, neste evento. O município recebeu 10 aparelhos, que serão repassados ao Hospital Manoel Gonçalves de Souza Moreira para auxiliar no enfrentamento ao novo Coronavírus.

Novos leitos de UTI?

O Jornalismo do Grupo Rádio Clube de Itaúna enviou alguns questionamentos ao Hospital Manoel Gonçalves em relação aos novos respiradores que, em tese, representariam a criação de dez novos leitos de UTI uma vez que são considerados entre os mais importantes para o tratamento da Covid-19. Entretanto, a criação de novos leitos de UTI depende de aprovação do Governo do Estado e de uma série de outras burocracias.

Atualmente o HMG dispõe de apenas oito leitos de UTI conveniados pelo SUS que estão com 100% da capacidade comprometida, de acordo com o boletim divulgado pela Casa de Caridade na tarde de quarta-feira. A criação de novos leitos de UTI desafogaria o atendimento de pacientes da cidade e da microrregião. Além dos oito leitos de UTI conveniados pelo SUS o HMG dispõe de mais quatro leitos para uso particular e convênio.

Questionamos ao HMG:

  • Quando os novos equipamentos serão instalados e entrarão em funcionamento no Hospital Manoel Gonçalves
  • Se o CTI do setor de Covid vai permanecer no mesmo local, uma vez que praticamente dobrou a quantidade de leitos, ou como esses novos respiradores/leitos serão instalados.
  • Se esses 10 novos respiradores serão todos para tratamento pelo SUS uma vez que foram fruto de doação da FIEMG

O Hospital Manoel Gonçalves respondeu às 12h38:

O HMG ainda não recebeu nenhum desses respiradores. A cerimônia de ontem na sede da Fiemg foi uma entrega simbólica. Assim que nos forem entregues serão avaliados, testados e incorporados ao patrimônio do Hospital. A partir daí serão alocados nos diversos setores do Hospital segundo critérios técnicos exclusivamente. Ressaltamos que a chegada dos novos ventiladores não altera em nada o plano de contigenciamento do Covid em Itaúna e de que não há previsão de nenhum aumento do número de leitos de terapia intensiva no HMG.

Respirador desenvolvido pela empresa Tacom tecnologia 100% mineira, financiados pelo setor industrial do Estado, numa parceria com o Governo de Minas Gerais. A Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa) homologou os equipamentos, que serão também levados aos outros estados brasileiros e ao exterior. Foto: Divulgação Prefeitura de Itaúna

Secretário de Saúde de Itaúna, Fernando Meira, representantes do Hospital Manoel Gonçalves e da FIEMG regional Divinópolis durante a cerimônia de entrega dos respiradores para Itaúna e para as cidades da região

DOAÇÃO FIEMG

Os respiradores são parte de um lote de 1.600 equipamentos adquiridos pela FIEMG, desenvolvidos com tecnologia 100% mineira pela empresa Tacom, financiados pelo setor industrial do Estado, numa parceria com o Governo de Minas Gerais. A Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa) homologou os equipamentos, que serão também levados aos outros estados brasileiros e ao exterior. De acordo com a Secretaria de estado de Saúde (SES-MG), os respiradores são distribuídos por critérios técnicos e destinados aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais

Fonte: Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna

 


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]