NOVA SERRANA: Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher é inaugurada

Escrito por em 27/07/2020

A Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG) em parceria com governo municipal de Nova Serrana inaugurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

A Deam de Nova Serrana, inaugurada na quinta-feira, 23/07,  funciona na rua Messias Augusto, no bairro Laranjeiras em frente à 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil e contará com uma equipe completa de policiais civis e uma psicóloga.

O atendimento na Deam, desde a acolhida da mulher vítima de violência até a realização dos procedimentos necessários, será realizado por profissionais do sexo feminino. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Além dos atendimentos às mulheres, a unidade acolherá denúncias de violência contra idosos, pessoas com deficiência e população LGBTQI+.

A locação da Delegacia da Mulher, as adequações na estrutura física, além de servidores foram disponibilizados pela prefeitura. Parte dos equipamentos para o funcionamento da delegacia da mulher foram viabilizados pela iniciativa privada.

Inauguração Delegacia da Mulher em Nova Serrana – Foto: Divulgação Prefeitura Nova Serrana

Fachada da nova Delegacia da Mulher em Nova Serrana – Foto: Divulgação Prefeitura Nova Serrana

Inauguração Delegacia da Mulher em Nova Serrana – Foto: Divulgação Prefeitura Nova Serrana

Inauguração Delegacia da Mulher em Nova Serrana – Foto: Divulgação Prefeitura Nova Serrana

Centro de Referência da Mulher e Delegacia Regional de Polícia Civil

Em 2017, foi criado o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. Em março de 2019, foi instalado o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência e a Casa mais Mulher, um espaço no centro da cidade, para atendimento psicológico e jurídico às mulheres e famílias vítimas de violência.

Em breve, também em parceria com o município será iniciada a construção da nova sede da Delegacia Regional de Polícia Civil de Nova Serrana, no bairro Santa Helena (próximo ao Fórum no bairro Fausto Pinto). A prefeitura de Nova Serrana destinou um terreno de 3.000 metros quadrados avaliado em mais de R$500 mil para a construção. O projeto está aprovado e haverá apoio de empresários na construção do prédio.

Deams

As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) são unidades da Polícia Civil que realizam ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência contra a mulher, especialmente aquele ocorrido no ambiente doméstico, no interior das relações conjugais e no âmbito familiar, baseada na diferença de gênero. As Deams são um grande passo para a institucionalização da política pública de prevenção, enfrentamento e erradicação da violência contra a mulher no Brasil.

Fonte: Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Serrana

 


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]