Nova avaliação do TCE/MG mostra site da prefeitura de Itaúna com 100% de aprovação

Escrito por em 02/12/2020

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais está utilizando da ferramenta ASES (Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sites) para as devidas avaliações, simulações e correções nos sites das prefeituras do estado. Este instrumento avaliativo, de domínio federal, tem como objetivo auxiliar a construção de plataformas que sejam acessíveis a qualquer pessoa, independente do seu grau de deficiência e dispositivo de navegação. Após nova avaliação (a anterior havia sido feita em novembro), a página oficial do Município, www.itauna.mg.gov.br, recebeu 100% de aprovação, o que coloca Itaúna num seleto grupo de cidades com notas neste patamar.

De acordo com Cláudio Silva Machado, Gerente Geral de Tecnologia da Informação, o site da prefeitura de Itaúna teve três apontamentos para correções na primeira vez que foi avaliado, relacionados a links de parceiros, os quais foram acionados para que fizessem as devidas correções. Feito isto, e após nova avaliação, foi alcançado 100% de aprovação.

O ASES consiste em um sistema computacional avaliador de acessibilidade que extrai o código HTML (url, arquivo ou código fonte) de uma página web e faz a análise do seu conteúdo, fundamentando-se em um conjunto de diretrizes de acessibilidade (são mais de 30 itens analisados, seguindo o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – eMAG). São ainda objetivos deste mesmo software proporcionar que os cidadãos avaliem e pontuem a acessibilidade de páginas web de forma fácil e ágil, ajudar na melhoria do cenário de acessibilidade em páginas de governo e facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais a estes mesmos endereços eletrônicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Itaúna


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]