Municípios do Centro-Oeste começam a aplicação da vacina contra a Covid-19

Escrito por em 20/01/2021

Por G1 Centro-Oeste de Minas

Alguns municípios da região Centro-Oeste já deram início à primeira etapa de vacinação contra a Covid-19, nesta terça-feira (19). Com a distribuição das doses da Coronavac que chegaram na parte da manhã na Superintendência Regional de Saúde (SRS), os municípios de Carmo do Cajuru, Divinópolis, Cláudio, Lagoa da Prata e Oliveira, já imunizaram os primeiros profissionais da saúde que trabalham na linha de frente ao combate do coronavírus.

Imunizantes contra a Covid-19 chegaram em Divinópolis na manhã desta terça-feira (19) — Foto: Marcela Mesquita/G1

Serão aplicadas duas doses nas pessoas consideradas prioritárias, dentro do grupo de risco qualificado pelo Ministério da Saúde.

Por escolha, alguns municípios definiram iniciar a vacinação nesta quarta-feira (20), como é o caso de Formiga, que já recebeu as doses, mas dará andamento à primeira etapa na quarta.

G1 entrou em contato com outros municípios da região como Itaúna, Pará de Minas, Capitólio e Piumhi, para saber sobre a vacinação, mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem.

Carmo do Cajuru

Vacinação contra a Covid-19 em Carmo do Cajuru — Foto: Prefeitura de Carmo do Cajuru/Divulgação

Carmo do Cajuru foi o primeiro município a realizar a aplicação da dose da vacina em uma enfermeira. Na cidade, a aplicação foi transmitida pela internet antes das 15h; a escolhida foi Márcia Helena Alves de Sousa, de 39 anos, que atua na saúde há mais de 12 anos.

Logo após a enfermeira, as 78 doses recebidas pelo município começaram a ser aplicadas nos demais profissionais de saúde, que na cidade somam 180. Assim como na maior parte dos municípios, as doses disponíveis no momento não serão suficientes para cobrir todo o grupo prioritário.

O prefeito da cidade, Edson Sousa Vilela (PSB), disse que aguarda agora o governo federal enviar as demais doses. “Não serão suficientes essa primeira remessa, mas já é o ponto de partida para que possamos acabar com esse vírus no nosso país”, afirmou.

Divinópolis

Primeira técnica de enfermagem a ser vacinada contra a Covid-19 em Divinópolis — Foto: Anna Lúcia Silva/G1

Em Divinópolis, a técnica em enfermagem Fernanda Cândida, 34 anos, recebeu por volta das 15h20 a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em Divinópolis. De acordo com a Prefeitura, a servidora foi escolhida por causa do histórico de trabalho no enfrentamento ao coronavírus na cidade.

O responsável por aplicar a primeira dose da vacina em Fernanda foi o também técnico em enfermagem, Regiano Viana. A solenidade contou com a presença do prefeito Gleidson Azevedo (PSC), da vice-prefeita Janete Aparecida (PSC) e do secretário de Saúde, Alan Rodrigo.

Cláudio

Cláudio realiza primeira etapa de vacinação contra a Covid-19 — Foto: Darley Lopes/Divulgação

Em Cláudio, a Prefeitura definiu imunizar não apenas uma pessoa na solenidade do primeiro dia, mas três de uma vez só. A primeira a receber a dose foi a técnica de enfermagem Luziane Bastos, que atua na Santa Casa do município há 15 anos e tem histórico de hipertensão e diabetes.

Regina Célia, enfermeira há 25 anos da Santa Casa, foi a segunda pessoa do grupo prioritário a ser vacinada; ela é a funcionária mais antiga da unidade.

Por fim, Lucimar Alves, que é enfermeira do Estratégia Saúde da Família (ESF) há 20 anos, foi a terceira imunizada em um ato solene que contou com a presença de autoridades políticas do município.

Lagoa da Prata

Vacinação contra a Covid-19 em Lagoa da Prata — Foto: Sou Mais Lagoa/Divulgação

Em Lagoa da Prata, duas profissionais de saúde foram imunizadas durante a solenidade de início da vacinação nesta terça-feira. Receberam a primeira dose da vacina a técnica de enfermagem Márcia Aparecida dos Santos, em seguida, a enfermeira e coordenadora do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital São Carlos, Laura de Oliveira Cravo.

Na cidade, quem fez as aplicações das primeiras doses foi a secretária de Saúde, Margarete Lacerda, que há 15 anos está à frente do serviço de imunização do município de Lagoa da Prata.

Oliveira

Aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Oliveira — Foto: Lucas Lasmar/Divulgação

A escolhida para a aplicação da primeira dose foi a auxiliar de serviços gerais, Noeli de Fátima, de 49 anos, que trabalha há 10 anos no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital São Judas Tadeu.

A vacina foi aplicada por volta das 18h, no auditório do Hospital.

Formiga

Formiga já recebeu as primeiras 850 doses destinadas ao município na tarde desta terça-feira (19). O primeiro profissional da saúde a ser vacinado é um técnico de enfermagem que trabalha na UTI adulto da Santa Casa de Formiga. Ele tem 41 anos e trabalha na Instituição há 9 anos, além de atuar no Centro Nefrológico Formiguense. A vacinação será nesta quarta-feira (20), às 9h, no Centro Municipal de Apoio a Aprendizagem (Cemap).

Segundo o Executivo, para atender a todos os profissionais, entre a rede pública e privada, serão necessárias cinco mil doses. Por isso os primeiros profissionais a receberem as doses serão os que estão diretamente na linha de frente de combate à doença.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]