Minas: só 3,4% dos municípios ainda não têm mortes por Covid-19

Escrito por em 13/05/2021

Por Jornal O Tempo

Quem chega a Fortuna de Minas, na região Central do Estado, logo percebe a tranquilidade e a simplicidade de quem vive na cidade. Mesmo com o comércio funcionando, o número de carros e de pessoas nas ruas é pequeno. Aglomerações não são vistas a todo momento, e, se tem alguém conversando na praça ou nas proximidades da igreja matriz, está sempre de máscara.

A cidade de pouco mais de 3.400 habitantes (conforme a prefeitura) e a 99 km de Belo Horizonte, é uma das 29 de Minas (do total de 853) que ainda não registraram mortes por consequência da Covid-19 – são 3,4% do total de municípios. Todas as localidades ainda livres de óbitos em Minas têm menos de 12 mil habitantes (segundo projeção do IBGE), e a maioria delas fica na região Central do Estado.

A doença já matou 36.495 pessoas em 96,6% (824) das cidades, segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Em todo o país, são menos de 90 municípios na mesma situação.

O diferencial apontado pela administração municipal de Fortuna de Minas e pelos próprios moradores é a conscientização sobre os perigos da doença.

“Não existe mágica, existe o trabalho e o empenho da secretaria de Saúde. Se a população for consciente, o vírus vai circular menos na cidade. E ela se conscientizou muito e teve um papel importante para a gente chegar hoje sem nenhum óbito. Moradores e comerciantes respeitam os decretos e aqui, depois de 20h, não vemos ninguém na rua”, afirma o prefeito Cláudio Garcia Maciel (MDB).


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]