MINAS CONSCIENTE: Prefeitura mantém Itaúna na Onda Amarela há 3 meses

Escrito por em 06/11/2020

A prefeitura de Itaúna vem mantendo a cidade na Onda Amarela do programa Minas Consciente há três meses, desde que a cidade aderiu ao programa do Governo do Estado em 29/07. E nesta semana, cuja classificação começa a valer no sábado, 06/11, não será diferente. A cidade até poderia migrar para a Onda Verde de acordo com a macrorregião Oeste, a qual Itaúna pertence.

Entre Vermelha e Amarela

A classificação da microrregião de Itaúna no programa Minas Consciente, do governo do Estado, tem oscilado entre as ondas Amarela e Vermelha. A região nunca chegou a conseguir a estabilidade necessária para avançar para a Onda Verde. Para isso, seria necessário permanecer por pelo menos 28 dias consecutivos na Onda Amarela. Desde a adesão do município ao programa Minas Consciente, a cidade vem sendo mantida na Onda Amarela, mesmo quando a microrregião está classificada na Onda Vermelha. Esta estabilidade é possível porque quando a microrregião esteve classificada na Onda Vermelha, como há duas semanas, a macrorregião estava na Onda Amarela ou na Onda Verde e o gestor municipal tem a opção de escolher em qual onda vai manter a cidade quando há divergência entre a classificação da micro e da macrorregião.

Onda Verde

Em apenas uma ocasião Itaúna quase esteve na Onda Verde. Foi logo no início da segunda fase do programa Minas Consciente, em 29/07. Na ocasião o Secretário Estadual de Saúde anunciou no lançamento do programa que nenhuma cidade já iniciaria a nova etapa na Onda Verde. Apesar disso, no dia 05/08 o prefeito Neider Moreira gravou um vídeo anunciando que Itaúna teria conquistado a Onda Verde e poderia abrir todo o comércio.

Em poucas horas, entretanto, veio o balde de água fria com a classificação oficial da cidade pelo governo do Estado na Onda Amarela, bem como a macrorregião Oeste.

Relembre o vídeo do prefeito:

Fonte: Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna

 


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]