Itaúna vai participar do consórcio de compra de vacinas contra Covid-19 da Frente Nacional de Prefeitos. Outras sete cidades da região já aderiram

Escrito por em 04/03/2021

O prefeito de Itaúna, Neider Moreira, vai assinar nesta quinta-feira, 04/03, a adesão do município ao consórcio da Frente nacional de Prefeitos para a compra de vacinas contra Covid-19. Diante da lentidão do Governo Federal na aquisição de vacinas e da urgência da sociedade para garantir imunização contra o novo Coronavírus o mais rápido possível a fim de que as atividades econômicas possam voltar ao ritmo normal, a FNP tomou a iniciativa de criação do consórcio há cerca de 15 dias.

Na região, além de Belo Horizonte, já aderiram ao consórcio as cidades:

  • Bonfim
  • Esmeraldas
  • Mateus Leme
  • Pará de Minas
  • Piracema
  • Sarzedo

Após assinar o termo de intenção, as administrações receberão uma minuta para apreciação de um projeto de lei nas câmaras municipais locais para viabilizar a participação no grupo. A previsão é que a associação seja instalada até 22 de março. Ao todo, 649 chefes do Executivo de todo o país já confirmaram participação no negócio, 152 deles de Minas Gerais.

A ideia da FNP é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde não seja capaz de suprir toda a demanda de vacinação. Por isso, a aquisição das doses não seria feita de forma imediata à criação do consórcio.

Pelo menos três formas de financiar a aquisição das unidades já estão sendo avaliadas. As possibilidades principais utilizariam recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais ou doações de investidores privados brasileiros. Segundo a FNP, no primeiro momento não haverá custos aos municípios.

O prefeito de Itaúna, Neider Moreira, deve se pronunciar em breve sobre a adesão ao consórcio.

Confira a lista completa dos municípios que já aderiram ao consórcio: INTERESSE_DE_ADESÃO_AO_CONSÓRCIO_PÚBLICO_UF_(11) (1)


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]