Itaúna recebe projeto Sonante Laboratório Criativo de Som

Escrito por em 11/10/2021

Ensinar a fazer uma produção musical criativa e com poucos recursos. Esse é o objetivo do curso de Produção Musical (da criação à mixagem), realizado pelo projeto Sonante Laboratório Criativo de Som. A primeira turma foi aberta no dia 5 de outubro, em Itaúna. Depois de passar pelo Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o projeto vai promover outras duas turmas do curso, no município. A iniciativa é realizada com o patrocínio da Mineração Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Jovens e adultos músicos, produtores musicais, DJs e técnicos de audiovisual aprendem todo o processo de produção musical para a profissionalização na área cultural durante o curso. As aulas presenciais, realizadas na Uaitec, no Centro de Itaúna, seguem uma dinâmica que começa pela criação, passando pelo arranjo, captação e edição de áudio, até a finalização, na mixagem e masterização. Os alunos participam de processos colaborativos para a criação de conteúdos autorais, como: trilhas para imagem e dança, canções, ‘beats’ (batidas rítmicas) e sonoridades.

A cantora e compositora Raiane Glória Teixeira Silva, 23 anos, está entre os cerca de 30 beneficiados com o projeto na cidade de ItaúnaA oportunidade foi uma surpresa para a jovem, que é estagiária em uma empresa do setor fabril. “Participar de um curso com profissionais tão reconhecidos é uma alegria imensa. Estou esperançosa de me profissionalizar e um dia produzir minhas próprias músicas. Quero fazer algo positivo para a sociedade no futuro com meu aprendizado. Agradeço muito os professores e à Mineração Usiminas pela oportunidade”, contou Raiane.

Para a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, o projeto Sonante – Laboratório Criativo de Som é mais uma iniciativa que possibilita a descoberta de jovens talentos. “Estamos encantados com as possibilidades que esse curso oferece aos jovens de Itaúna. Para o Instituto Usiminas e Mineração Usiminas, essa é mais uma oportunidade para potencializar talentos e formar profissionais, contribuindo com a geração de renda do município”, reforçou Penélope.

Aula Inaugural – Projeto Sonante. Foto: divulgação Usiminas

Aula Inaugural – Projeto Sonante. Foto: divulgação Usiminas


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]