ITAÚNA: Policlínica Dr. Ovídio terá aparelhos de densitometria óssea e ultrassonografia

Escrito por em 20/11/2020

A prefeitura de Itaúna divulga a aquisição ode dois aparelhos de exames que serão disponibilizados à população na Policlínica Municipal Dr. Ovído Nogueira, no bairro São Geraldo. Trata-se dos aparelhos de avaliação de densitometria óssea e de ultrassonografia.

Densitometria óssea

O aparelho de densitometria óssea é essencial para identificação precoce de perda de massa óssea, contribuindo para a prevenção e combate à osteoporose (diminuição progressiva da densidade óssea).

O investimento para aquisição do equipamento será da ordem de R$ 236.000,00 (duzentos e trinta e seis mil reais). A osteoporose é fator de risco para fraturas, afetando principalmente pessoas a partir dos 50 anos. Os ossos mais suscetíveis do corpo humano são o fêmur, as vértebras e o rádio distal.

Fernando Meira de Faria, Secretário Municipal de Saúde, explica que “o novo aparelho será de grande importância para conhecimento prévio da perda óssea, mesmo antes do aparecimento do mesmo por confirmação via raio-X. A perda inicial de cálcio nos ossos, menor que 30%, é denominada osteopenia, e ao contrário da osteoporose, pode ser revertida. O número de casos desta doença, principalmente na coluna e quadril, dentre outras regiões, aumentou bastante nos últimos tempos. Por isso a necessidade de boa alimentação (rica em cálcio), praticar atividades físicas e acompanhamento médico”.

Aparelho de ultrassonografia

A Secretaria Municipal de Saúde e o Setor de Licitações da Secretaria Municipal de Administração finalizaram na segunda-feira, 16/11, o processo de pregão para compra de novo aparelho de ultrassonografia para o município. O equipamento, no valor de R$ 95.000,00 (noventa e cinco mil reais), substituirá um modelo antigo que funciona na policlínica Dr. Ovídio Nogueira há 10 anos. Instalado no setor de imagem do local, o novo aparelho será usado por ginecologistas, ultrassonografistas e radiologistas em exames abdominais, articulares, mamas, endovaginais, dentre outros.

Os encaminhamentos para uso de ambos aparelhos se darão via Atenção Primária ou por especialistas da policlínica Dr. Ovídio.

Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna com informações da Prefeitura de Itaúna

 


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]