ITAÚNA NO VERMELHO: Entidades lançam campanha de alerta. Três mortes em um dia e recorde de casos ameaçam funcionamento do comércio

Escrito por em 25/09/2020

 Um dia antes da prefeitura de Itaúna comunicar três mortes de moradores da cidade por Covid-19, as entidades que compõem o CDE iniciaram campanha de alerta para o risco de fechamento do comércio.

Teve início na quinta-feira (24/09) pelas entidades ACE Itaúna, CDL Itaúna, Sindicomércio Itaúna, Sicoob Centro-Oeste, Sindimei e Aconita, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaúna, a campanha “Itaúna no Vermelho”, que tem como principal objetivo alertar a população referente ao aumento de casos da Covid-19, podendo levar a cidade a uma situação crítica de Onda Vermelha do programa Minas Consciente do Governo de Minas.

A campanha passa uma mensagem de alerta com informações sobre os possíveis impactos com os crescentes casos da Covid-19 no município. A ação reforça ainda a importância da atenção de toda a população quanto aos cuidados de prevenção, como o reforço do uso de máscara, distanciamento social e das medidas de higiene pessoal.

Confira o vídeo da campanha:

Mortes

Em poucos minutos três mortes por Covid-19 foram anunciadas pela Prefeitura de Itaúna. A terceira morte registrada nesta manhã aconteceu em Betim, no Hospital Mater Dei. De acordo com o informativo trata-se de paciente do sexo masculino, 83 anos. Não foi informado se a vítima apresentava histórico de comorbidades.

O falecimento de paciente ocorreu no dia 07/09, com testagem positiva para o novo Coronavírus, mas a confirmação do caso foi informada a Secretaria Municipal de Saúde somente na manhã desta sexta-feira, 25/09, de acordo com o comunicado da Prefeitura de Itaúna. O município passou então para 13 óbitos por Covid.

As outras mortes foram de pacientes do sexo feminino. Uma das mulheres tinha 69 anos, estava em tratamento de câncer. O óbito aconteceu em Divinópolis, na Casa de Saúde São João de Deus.

A prefeitura informou que a paciente estava naquela cidade em tratamento oncológico. A morte ocorreu na quinta-feira 24/09, mas somente hoje houve a confirmação do exame de Covid.

A primeira morte registrada nesta sexta-feira foi de paciente do Hospital Manoel Gonçalves, uma mulher de 89 anos. De acordo com o comunicado da Prefeitura de Itaúna, a paciente tinha registro de doenças crônicas prévias.

Recorde de casos

Nesta quinta-feira a cidade alcançou a marca de 39 novos casos de Covid-19 confirmados em apenas um dia. Destes 20 são do sexo masculino, entre eles um bebê de apenas 2 meses de vida, uma criança de 3 anos e um menino de 9. Entre as 19 mulheres infectadas também há crianças, uma menina de 06 anos, uma de 7 e uma de 8 anos de idade.

A cidade soma 762 casos confirmados da doença, sendo 622 considerados recuperados e 130 pessoas com o vírus ativo e alta possibilidade de transmissão. Com o óbito desta sexta-feira, 23/09, Itaúna completa 11 mortos pela doença.

Hospital Manoel Gonçalves

A lotação no Hospital Manoel Gonçalves continua em 100% dos leitos de UTI do SUS. No CTI estão 9 pacientes, sendo 7 moradores de Itaúna e 2 de outros municípios. O total de leitos de UTI habilitados pelo SUS para tratamento da Covid no Hospital está ocupado. São 8 leitos nestas condições. O Hospital ainda conta com mais 2 leitos, sendo estes reservados a convênios e particulares e um deles está ocupado.
Assim a taxa de ocupação é de 100% para os leitos de UTI do SUS e 50% para os leitos particulares. Na Enfermaria estão 10 pacientes, sendo 2 moradores de Itaúna e 8 em outros municípios. Foram concedidas três altas todas de pacientes de Itaúna.

Fonte: Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna com informações da Ascom CDE

 Leia ainda: 

EM POUCOS MINUTOS ITAÚNA ANUNCIA TRÊS MORTES POR CORONAVÍRUS. ÓBITOS TRIPLICARAM TAMBÉM EM MINAS GERAIS


Opiniões dos leitores
  1. José Marcos dos Santos   Em   25/09/2020 at 17:27

    Não moro aí Em Itaúna, mas sou filho desta terra. Tenho mãe, irmãos e muitos parentes nesta cidade. O que sinto pelos noticiários é que a prefeitura está subnotificado os casos e está sendo péssima no combate a COVID.

    JOSE M DOS SANTOS. e-mail. [email protected]

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]