ITAÚNA: Moradores reclamam de mudança de direção de rua no bairro de Lourdes

Escrito por em 19/03/2021

A mudança de direção da rua Higino de Faria, no bairro de Lourdes, em Itaúna, a partir do dia 29/03, não agradou aos moradores. A rua, que atualmente é de mão dupla, passará a ser de mão única no sentido da rua Dorinato Lima.

Rua Higino de Faria terá apenas um sentido de circulação a partir do dia 29/03. foto: reprodução redes sociais

Rua Higino de Faria terá apenas um sentido de circulação a partir do dia 29/03. foto: reprodução redes sociais

Para uma das moradoras da rua Higino de Faria, que prefere não ser identificada na matéria, a mudança não faz nenhum sentido. Ela reclama ainda que a gerência de trânsito da Prefeitura de Itaúna fez a alteração de sentido da rua sem consultar aos moradores.

Gerência de Trânsito

A reportagem do Grupo Rádio Clube de Itaúna entrou em contato com a gerência de trânsito que ficou de nos enviar a justificativa para a alteração. Assim que recebermos a justificativa, atualizaremos a matéria.

Plano de Ação de Mobilidade Urbana

Em outra alteração de trânsito, no bairro Aeroporto, que foi efetivada recentemente, a gerência de trânsito informou que “as alterações nos cruzamentos estão previstas no plano de ação de mobilidade Urbana, visando priorizar a segurança das pessoas”.

Solicitamos ao setor que nos encaminhasse então o Plano de Ação de Mobilidade Urbana de Itaúna para que os moradores pudessem se informar sobre as alterações previstas no trânsito da cidade.

A resposta da gerente de trânsito de Itaúna, Cíntia Valadares, é que o plano é elaborado de acordo com a necessidade seguindo as leis federais 12.587/12 e 10.257/01: “Considerando as peculiaridades locais os respectivos órgãos de trânsito vão criando ações para melhorar segurança e fluidez na circulação dos veículos e deslocamentos das pessoas Lei 12.587/12 alinhada com a lei 10.257/01. Que é o Estatuto das cidades”, informou.

Esclarecimentos por parte da Prefeitura Municipal de Itaúna

Após publicação da matéria, na sexta-feira (19), por volta de 16h, a Gerência Superior de Trânsito e Transporte da Prefeitura Municipal de Itaúna fez contato com o Departamento de Jornalismo do Grupo Rádio Clube de Itaúna apresentando os esclarecimentos que seguem descriminados na íntegra abaixo:

Nota de Esclarecimento

A Gerência Superior de Trânsito e Transporte, informa que a proposta de mudança de sentindo na rua Higino de Faria, visa trazer mais segurança a condutores e pedestres considerando que trata-se de uma via residencial, relativamente estreita e com várias rampas de acesso à garagens sobre a pista de rolamento. A inversão de sentido da via compõe o binômio viário com a rua Tiradentes, o que proporcionará maior segurança no deslocamento de pessoas e veículos.
É relevante ressaltar que Itaúna é palco de diferentes relações produtivas e sociais, a cidade avança e tem se transformado em uma importante zona urbana, contando atualmente com aproximadamente 64.000 veículos em circulação.

Assim, esta gerência se coloca a disposição para eventuais esclarecimentos.

Att

Cíntia Valadares

Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna


Opiniões dos leitores
  1. J.D.S.   Em   19/03/2021 at 18:04

    E olha que não aconteceu acidente grave com morte nesta Rua. Enquanto a rua Divinópolis no bairro Morro do Sol já acumula vários acidentes e recentemente uma vítima fatal não consegue a atenção da Gerência Superior de Trânsito.
    Talvez com mais algumas vitimas fatais no trânsito deste Morro consigamos….

  2. Dircilene   Em   19/03/2021 at 20:02

    Queria saber si passageiro pode desembarcar pelo lado da rua pois quando fiz legislação não podia agora a rua Maria do Carmo mirra no bairro aeroporto pode tô sem entender

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]