Itaúna investiga uma morte como suspeita por Covid-19. Hospital Manoel Gonçalves não divulgou o óbito em seu boletim diário

Escrito por em 09/06/2020

Itaúna tem mais três casos confirmados de Covid-19. De acordo com o Boletim divulgado na tarde desta segunda-feira, 08/06, pela prefeitura de Itaúna, chegam a 24 o número de casos positivos da doença no município. Uma característica em comum dos três novos casos é que trata-se de pessoas mais novas. São duas mulheres, uma de 28 e a outra de 32 anos de idade, e um homem de 30 anos. Os três novos pacientes estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela Equipe de Saúde da Família.

Dados dos novos casos de Covid em Itaúna

Morte suspeita

Itaúna tem 16 pessoas recuperadas da doença, dentre os 24 casos positivos. A morte de uma pessoa está em investigação sob suspeita de ter sido provocada pelo novo Coronavírus.  Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaúna e fomos informados que a morte que está em investigação é de um paciente do sexo masculino, de 25 anos de idade, com histórico de comorbidades pre existentes. Foi colhido material e encaminhado para a FUNED – Fundação Ezequiel Dias – em Belo Horizonte. Mais uma vez a morte – em investigação – não foi divulgada no Boletim do Hospital Manoel Gonçalves (confira mais informações abaixo).

Boletim Informativo casos de Covid em Itaúna em 08/06/2020

Segunda morte que não aparece na divulgação do HMG

Mais uma vez uma morte que aconteceu no Hospital Manoel Gonçalves relacionada ao novo Coronavírus não foi divulgada no Boletim Epidemiológico da Casa de Caridade. Nesta segunda-feira, de acordo com informações apuradas pelo jornalismo do grupo Rádio Clube de Itaúna, um paciente de 25 anos, com comorbidade, faleceu no Hospital Manoel Gonçalves, com suspeita de Covid-19. De acordo com o que nos informou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaúna foi colhido exame e encaminhado à FUNED e aguarda resultado.

De acordo com informação do próprio Hospital Manoel Gonçalves na semana passada, uma outra morte que teve a confirmação por Covid-19 na quarta-feira, dia 03/06, não foi divulgada no Boletim daquele dia porque a morte ocorreu no dia 29/05, quando a Casa de Caridade não estava fazendo a divulgação diária de ocupação de leitos e de mortes. Portanto, entende-se que a divulgação da morte aconteceria no dia em que a mesma ocorrer, constando no Boletim que trata-se de morte suspeita, negativa ou confirmada. Na semana passada a morte só foi detectada como tendo ocorrido nas dependências do Hospital Manoel Gonçalves depois que a prefeitura de Itatiaiuçu divulgou o ocorrido (confira mais informações sobre este caso clicando aqui)

No caso da morte que aconteceu nesta segunda-feira, 08/06, de acordo com informações divulgada pela Prefeitura de Itaúna, trata-se de paciente de Itaúna. A morte foi divulgada no Boletim Informativo da Prefeitura de Itaúna (conforme pode ser conferido na imagem acima) como óbito em investigação. Entretanto, no Boletim do Hospital Manoel Gonçalves não consta nenhum óbito. Detalhe que há no Boletim do Hospital espaço para divulgação das mortes em caso de suspeita. A imagem do Boletim do Hospital pode ser conferida abaixo.

Entramos em contato com o Hospital Manoel Gonçalves para entender o motivo de mais esta diferença entre os dados divulgados pela Secretaria de Saúde de uma prefeitura e os dados divulgados pela Casa de Caridade. A Assessoria de Comunicação do Hospital Manoel Gonçalves respondeu que: “o paciente estava internado por outra patologia e o óbito foi em decorrência do agravamento desta patologia”. Eles não comentaram sobre a morte ter sido divulgada pela Prefeitura de Itaúna como suspeita de Covid-19, também não responderam se o resultado já teria saído ou se foi colhido material para exame no paciente.

 

Dados de ocupação dos leitos de Covid-19 no Hospital Manoel Gonçalves em 08/06/2020 não consta morte suspeita de Covid que aconteceu nesta segunda-feira

Ocupação de leitos

A ocupação de leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19 no Hospital Manoel Gonçalves está em 30% para os leitos de CTI e 30% para os leitos de enfermaria. No CTI estão dois pacientes de Itaúna – ambos com sintomas de Covid-19 e aguardando resultado dos exames – e um paciente positivo para o novo Coronavírus de outro município da microrregião atendida pela Casa de Caridade.

Na enfermaria do Hospital Manoel Gonçalves estão dois pacientes de outros municípios – um caso positivo para Covid-19 e outro aguardando resultado de exames – e um paciente de Itaúna que recebeu resultado negativo para a doença. O hospital divulgou que um paciente de Itaúna, que teve resultado negativo para Covid, teve alta nesta segunda-feira.

Atualização em 09/06/2020, às 19h15min

A Prefeitura Municipal de Itaúna e o Hospital Manoel Gonçalves de Souza publicaram Boletins Diários na qual informam não ter ocorrido óbito por Covid-19 na cidade de Itaúna/MG, conforme demonstrado abaixo:

Boletim Informativo Covid-19 em 09/06/2020.

Boletim Epidemiológico do Hospital Manoel Gonçalves (09/06/2020)

Fonte: Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]