ITAÚNA: Equipe do SAMU salva recém-nascido engasgado

Escrito por em 12/08/2021

Um recém-nascido de 14 dias foi salvo por um condutor socorrista da SAMU , na tarde desta quarta-feira, 11/08, em Itaúna, após engasgar. O condutor socorrista, Jhone Mendes dos Santos conta que estava do lado externo da base do SAMU, no bairro São Geraldo, por volta das 14h, quando os pais do bebê chegaram com ele engasgado e roxo. O condutor iniciou imediatamente as manobras para desobstruir a via aérea do recém-nascido, e depois de cerca de 30 segundos de atuação o bebê chorou e voltou a respirar. Jhone define o momento como único e gratificante.

“A sensação é de gratidão. Saber que nós somos treinados para isso e que executamos o trabalho com excelência, que deu tudo certo, é muito gratificante”, relata.

Após a desobstrução da via aérea do bebê, o médico do SAMU, Gustavo Uchôa fez a avaliação do recém-nascido. Segundo o médico, o bebê estava bem, estável, e não precisou ser encaminhado para o hospital. “A frequência respiratória do recém-nascido estava dentro do esperado para um bebê com 14 dias. Eu fiz a ausculta pulmonar e o pulmão estava limpo. O bebê estava bem, com todos os sinais vitais normais”, explica o médico.

O pai do recém-nascido, Douglas Xavier agradeceu a atuação rápida do condutor socorrista, e o atendimento prestado pela equipe composta também pelo enfermeiro, Guilherme Henrique Marques.

“O profissional do SAMU foi muito prestativo. Quando viu que chegamos com o bebê e se deu conta da situação, já de imediato iniciou o atendimento e fez as manobras que foram de grande valia”, conclui.

O condutor socorrista, Jhone Mendes dos Santos. Foto: SAMU / Divulgação

Equipe do SAMU Itaúna que socorreu ao bebê engasgado. Foto: SAMU / Divulgação

Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna

 


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]