Itaúna ainda não definiu adesão ao aplicativo de marcação de vacinas contra Covid-19 disponibilizado pelo governo Estadual. Diferença de dados do vacinômetro seria sanada

Escrito por em 24/05/2021

A secretaria municipal de Saúde de Itaúna ainda está avaliando se vai aderir ao aplicativo Saúde Digital MG, um serviço de agendamento de horário e local de vacinação contra Covid-19. O aplicativo foi lançado pelo Governo de Minas e a adesão dos municípios vai até esta terça-feira, 25/05.

Lançado em 2020, o Saúde Digital MG é gratuito e, a partir de 1/6, irá oferecer a função de agendamento da vacinação para os cidadãos mineiros. “A iniciativa busca evitar aglomerações nos pontos de vacinação e otimizar a logística, aumentando a previsibilidade de doses utilizadas por dia”, explica o assessor-chefe da Assessoria de Parcerias em Saúde, Gian Gabriel Guglielmelli.

Funcionalidades

De forma intuitiva, os profissionais de saúde e os cidadãos farão o cadastro e, a partir daí, saber qual é a data da segunda dose, se estão aptos a receber o imunizante e qual é a vacina correta a ser aplicada. Estarão disponíveis, também, locais e horários, o que evita problemas e garante que o cidadão saiba exatamente quando é a sua vez.

“Caso a pessoa que não seja do grupo prioritário tente agendar, ela não vai conseguir. Irá aparecer uma mensagem informando que ela ainda não está no momento de realizar o agendamento. Estamos também trabalhando com vários níveis de segurança pedindo aos municípios que façam a conferência dos documentos originais de forma a reduzir ao máximo qualquer tipo de fraude”, reforça Guglielmelli.

O app vai permitir o agendamento da vacinação a todos os municípios que aderirem, beneficiando também as secretarias municipais de saúde, já que é integrado ao sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações. A SES-MG ressalta, ainda, que toda vacinação realizada por meio do aplicativo será notificada ao Ministério da Saúde.

A ferramenta auxiliará, ainda, no planejamento e execução de respostas adequadas ao enfrentamento à pandemia, que sejam condizentes com a velocidade da mudança no cenário epidemiológico e às necessidades de saúde da população. O município e o Estado poderão acompanhar por meio de painel, de maneira imediata, a aplicação de vacinas em cada ponto de vacinação no estado.

“O município evita o retrabalho de digitar informações no sistema federal. Com isto, esperamos ter informações mais qualificadas e obtidas em tempo real sobre a vacinação em nosso estado”, observa o assessor-chefe.

Seguindo os grupos prioritários preconizados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, as secretarias municipais devem manter constantemente atualizadas as informações dos pontos de vacinação. No caso do cidadão elegível para ser vacinado que não tenha acesso à internet e celular, o cadastro e o agendamento podem ser realizados por familiares.

Itaúna

Questionados pelo jornalismo do Grupo Rádio Clube de Itaúna sobre a adesão ao aplicativo a prefeitura de Itaúna respondeu, por meio da assessoria de comunicação que estão avaliando a funcionalidade:

Estamos avaliando a funcionalidade que será apresentada essa semana para poder tomar a decisão

A vacinação em Itaúna tem apresentado diferenças em relação aos dados divulgados pelo governo de Minas desde o início da campanha. De acordo com o secretário municipal de Saúde de Itaúna, Fernando Meira, esta diferença se dá em função do cadastramento dos dados que é feito pela prefeitura e repassada ao Governo de Minas que também tem de fazer esse cadastro. A adesão ao aplicativo do governo estadual, de acordo acabaria com essa diferença e ainda agilizaria o trabalho.

Nas redes sociais e divulgação para a imprensa a última informação sobre vacinação contra Covid-19 em Itaúna é a do dia 13/05:

Vacinômetro de Itaúna 13/05

Vacinômetro de Itaúna 13/05

Os dados de vacinação contra Covid-19 de Itaúna que constam no site do governo de Minas são do dia 18/05 e a diferença entre os dados é de 3.290 doses a mais no site estadual:

No site da Prefeitura de Itaúna o último vacinômetro que consta é o doa dia 28/04:

Último Vacinômetro de Itaúna divulgado no site da prefeitura é do dia 28/04

Confira apresentação da SES/MG sobre o momento atual de vacinação e as funcionalidades do aplicativo: Apresentao_Vacinao_10052021

Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna

Leia mais:


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]