Iniciativa em Itaúna oferece atendimento imediato a pessoas com sintomas iniciais de Covid-19 mas ainda sem diagnóstico da doença

Escrito por em 04/05/2021

Para atender ao clamor de uma parte da população por acesso ao tratamento imediato contra os sintomas iniciais da Covid-19 mas ainda sem diagnóstico da doença confirmado por exames o SINDIMEI (Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Eletrico de Itaúna) lançou nesta segunda-feira, 03/05, o PAI – Posto de Atendimento Imediato. A iniciativa tem o apoio de várias empresas que estão custeando toda a operação de atendimento, equipe médica e conta também com a parceria de clínicas e laboratórios para a realização de exames que serão custeados em 50% pela iniciativa.

Tratamento imediato x tratamento precoce

De acordo com Erivelton Santos, Gerente Executivo do SINDIMEI, em entrevista exclusiva ao Grupo Rádio Clube de Itaúna, o tratamento imediato será oferecido somente aos pacientes que apresentarem sintomas gripais depois que passarem por uma triagem e por consulta médica. “Não se trata de tratamento precoce pois entendemos precoce como algo que é feito de forma preventiva, antes de apresentar sintomas da doença. Somente depois de passar pelo atendimento e avaliação médica para determinar se a pessoa pode receber os medicamentos é que será feita a prescrição de acordo com o que o médico indicar”, explica Erivelton Santos.

De acordo com Erivelton, a diferença entre o tratamento oferecido na clínica PAI e o que as pessoas recebem nos Postos de Saúde é devido ao fato dessa possibilidade de receberem indicação por via de receita médica dos medicamentos que compõem o chamado Kit Covid (azitromicina, cloroquina, vitamina D, zinco e ivermectina). “Em Itaúna são 22 PSFs e ficamos sabendo que em apenas dois os médicos estão indicando estes medicamentos. Há um clamor das pessoas por receberem essa medicação, mas não será indicado para todos que nos procurarem, apenas aqueles que tiverem passado pela avaliação do médico e apresentarem condições clínicas” ressalta o Gerente Executivo do SINDIMEI.

Endereço sigiloso

Para ter acesso ao tratamento imediato as consultas são agendadas exclusivamente por meio dos telefones (37) 9 9870-7788 ou (37) 9 9828-7788. O endereço da clínica onde as consultas são realizadas não será divulgado pela entidade. Como o tema do tratamento imediato é polêmico, a intenção ao manter em sigilo o endereço do local de atendimento é evitar aglomeração na porta (seja de pessoas interessadas em obter o receituário com a indicação medicamentosa, seja de pessoas para protestar contra essa indicação).

No primeiro dia de funcionamento do PAI, nesta segunda-feira, 03/05, foram realizados um total de 35 atendimentos sendo 23 contatos por whatsapp e 12 por chamada telefônica. Estes contatos geraram 11 consultas. Erivelton Santos contou que nestes atendimentos dois eram de pessoas que já apresentavam sintomas avançados de Covid, inclusive com falta de ar. Estes dois casos foram orientados a procurarem imediatamente o Hospital Manoel Gonçalves.

A estimativa do SINDMEI é de que sejam realizados cerca de 400 atendimentos por mês.

O atendimento à população será feito de 8h às 17h nos dois telefones indicados – (37) 9 9870-7788 ou (37) 9 9828-7788. Já as consultas serão realizadas em três turnos – 8h às 11h, de 13h às 16h e de 17h às 20h.

Peça publicitaria de divulgação do PAI

Equipe médica

A equipe médica do PAI conta com médicos especialistas em três turnos de atendimento, um médico supervisor, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e um psicólogo. O médico coordenador do projeto é o Dr. Heitor.

Exames

Os exames complementares como por exemplo raio X, tomografia e sangue serão custeados 50% pelo paciente e 50% pelo projeto. Clínicas e laboratórios serão indicados pela equipe do PAI para a realização desses exames. A lista das clínicas e laboratórios parceiros do projeto ainda não está completa.

Apoio

A iniciativa do SINDIMEI conta com o apoio de várias empresas e está aberto à participação de mais interessados. Empresas que queiram apoiar o projeto Para as empresas que ainda não aderiram e que queiram apoiar o projeto, podem entrar em contato com o SINDIMEI através do telefone (37) 3242-4337 para conhecer todos detalhes.

Confira na íntegra a divulgação do Posto de Atendimento Imediato – PAI:

Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]