Infectologistas justificam veto às torcidas em BH: ‘Ruptura de protocolos’

Escrito por em 23/08/2021

Por Estado de Minas

As diversas aglomerações registradas no Mineirão nos partidas entre Atlético e River Plate, pela Copa Libertadores, e Cruzeiro e Confiança, pela Série B, sobretudo no momento da entrada dos torcedores ao estádio, motivaram nova proibição da Prefeitura de Belo Horizonte ao comparecimento do público.

A decisão será oficializada nesta segunda-feira (23/08), com publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

 

Em entrevista ao Superesportes e ao Estado de Minas, o infectologista Carlos Starling, que compõe o Comitê de Enfrentamento à COVID-19 da PBH, afirmou que “houve rupturas de protocolos” nas partidas do Atlético, na última quarta (18/8), e do Cruzeiro, na sexta (20/8).

 

Nesta segunda (23/8), o prefeito Alexandre Kalil (PSD) concederá entrevista coletiva à imprensa para se pronunciar sobre a questão. Na semana passada, ele já havia repudiado o mau comportamento dos atleticanos no jogo que garantiu a passagem do Galo à semifinal da Libertadores.

 

Também componente do comitê da prefeitura, o professor Unaí Tupinambás, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), disse que “exigir máscara naquele cenário é quase impossível”.

 

Para Unaí, os dois jogos, principalmente o do Atlético, “não passaram no teste”. Ainda mais pela ameaça da variante delta do novo coronavírus.

 

Ele lembrou que a prefeitura já anunciou o calendário de vacinação de toda população acima dos 18 anos. Pelo cronograma, todo o público-alvo da campanha terá ao menos a primeira dose ofertada até 4 de setembro.

 

O infectologista da UFMG defendeu a discussão sobre um retorno dos torcedores aos estádios somente quando mais de 80% da população estiver totalmente imunizada contra a doença, ou seja, com as duas doses. A estimativa dele é que isso aconteça até o fim do ano.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]