Governo de Minas quer produzir na Funed vacina americana contra Covid

Escrito por em 29/06/2021

Por Jornal O Tempo

Minas Gerais negocia com um laboratório norte-americano a transferência de tecnologia para que a Fundação Ezequiel Dias (Funed) possa fabricar vacinas contra a Covid em Belo Horizonte. O assunto foi levantado ontem pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, durante sabatina com deputados estaduais durante o programa Assembleia Fiscaliza.

A negociação acontece com a empresa Covaxx, subsidiária da United Biomedical (UB) que atua no mercado de medicamentos, vacinas veterinárias e produtos para diagnóstico. A nova vacina, que atualmente está nas fases 2 e 3 de testes, utiliza peptídeos, que são porções de proteínas, para estimular as células de defesa dos imunizados.

De acordo com a Funed, a Covaxx pretende utilizar fábricas licenciadas por órgãos regulatórios para a produção de até um bilhão de doses de vacina para o ano de 2021. “Um fator importante é que a produção não requer níveis de biossegurança restritos e permite uma produtividade em larga escala. É também importante ressaltar que uma plataforma de produção de peptídeos na Funed se alinha a iniciativas de pesquisas já em desenvolvimento em Minas Gerais”, afirmou a Funed por meio de nota, acrescentando que as vacinas poderão ser usadas para imunização contra a Covid ou como doses de reforço.

A parceria com o laboratório norte-americano poderá ser viabilizada a partir da construção de um novo laboratório da Funed, que será custeado pela Vale, como parte do acordo de reparação pelo rompimento da barragem em Brumadinho – R$135 milhões seriam destinados para Funed e para o projeto Biofábrica Wolbachia. Por meio de nota, a Vale confirmou que a reestruturação da Funed está contemplada nos projetos de reparação e compensação do Acordo Global.

A Funed diz ainda que continua mantendo diálogo com UFMG sobre a Spintec, vacina que está sendo desenvolvida pela universidade.

 


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]