Forte onda de calor antecipada se espalha pelo sul da Europa

Escrito por em 18/06/2022

Por Portal G1

onda de calor fora de época que atinge o sul da Europa há vários dias se espalhou e se intensificou neste sábado (18) por toda França, onde são esperados recordes de temperatura, enquanto na Espanha os bombeiros continuam combatendo vários incêndios, e o norte da Itália sofre uma seca severa.

Quase todo território francês será afetado, com vários departamentos da costa atlântica e do sudoeste do país em vigilância vermelha, o nível mais alto. A previsão é de temperaturas de até 42°C.

 

Na sexta-feira (17), foram batidos recordes de calor para junho na França, em pelo menos 11 municípios. Entre eles, Carcassonne (sul), onde os termômetros chegaram a 40,4°C.

A multiplicação das ondas de calor na Europa é consequência direta do aquecimento global. Segundo cientistas, as emissões de gases de efeito estufa aumentam a potência, a duração e a repetição das ondas de calor.

Vários eventos esportivos e culturais foram cancelados nos departamentos franceses sob alerta vermelho, e os estudantes do ensino fundamental e médio foram liberados na sexta-feira da obrigação de irem à aula.

Além disso, medidas especiais foram tomadas em lares para idosos, instituições ainda marcadas pela onda de calor mortal de 2003, que deixou mais de 15 mil mortos.

A partir da meia-noite de hoje, podem cair tempestades na costa atlântica francesa, o que permitirá um “retrocesso progressivo” no calor, que ficará circunscrito à parte leste, informou o Serviço Météo-France.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]