Festa na praça Celi tem aglomeração de jovens no final de semana em Itaúna

Escrito por em 14/12/2020

As cenas de uma festa com centenas de jovens aglomerados em área pública, na quadra da praça Celi, ao lado da pista de Skate, na noite de sábado, 12/12, circula em diversos grupos de whatsapp de Itaúna. De acordo com comentários dos moradores, esta não foi a primeira festa que aconteceu no local, durante a pandemia. Na semana anterior um outro evento teria acontecido nos mesmos moldes, no mesmo local, com aglomeração de centenas de jovens.

Confira o vídeo que circula nos grupos de whatsapp:

 

De acordo com informações dos moradores, a polícia militar esteve no local durante a madrugada e dissipou a aglomeração. Questionada a respeito, a assessoria de comunicação da 51ª Cia Independente de Polícia Militar de Itaúna respondeu o seguinte:

Na noite de 12/12/20 a Polícia Militar realizou ações/operações preventivas na Avenida Jove Soares. Foram realizadas abordagens e orientações, porém, quando do empenho policial, nenhuma conduta ilícita foi detectada.

A PM também encaminhou a seguinte foto da ação no local na noite de 12/12:

Recebemos informações de que a festa que aparece no vídeo teria acontecido na sexta-feira, 11/12, e não no sábado conforme se comenta nos grupos de whatsapp. Entramos em contato novamente com a PM que nos informou o seguinte em relação a ações de repressão a eventos que contrariam as regras de combate ao Covid no município:

Não houve nenhum registro policial de prisão/apreensão, somente ações/operações da Polícia Militar

Assim que tivermos mais informações atualizaremos a matéria.

Denúncias nos finais de semana

De acordo com a Controladoria municipal, responsável pelo número de whatsapp –  (37) 9.8418-6541 – de denúncias de desrespeito às regras de combate à pandemia na cidade nos finais de semana, somente na parte da tarde poderiam informar se a festa foi denunciada e quais ações – além do acionamento da PM – foram tomadas.

No final de semana anterior, primeiro final de semana de funcionamento do novo dispositivo de denúncias de desrespeito às regras de combate à pandemia no município – o whatsapp (37) 9.8418-6541 –  foram registradas, de acordo com a Controladoria Municipal, nove denúncias. A controladoria afirma que todas as nove denúncias foram atendidas.

A criação deste canal de denúncias era uma das solicitações da população que antes podia comunicar eventos que desrespeitassem as regras de combate à pandemia somente no horário comercial. Whatsapp para recebimento de denúncias aos fins de semana: (37) 9.8418-6541

Novos protocolos

Os números de Covid em Itaúna estão em alta desde a segunda quinzena de novembro com índices de contaminação da doença atingindo picos e batendo recordes seguidos. A microrregião de Itaúna é a única na Onda Vermelha na macrorregião Oeste e o comércio na cidade apenas continua aberto devido à possibilidade de o prefeito escolher em qual onda vai manter o funcionamento quando houver divergência entre a classificação da microrregião e da macrorregião.

Na sexta-feira a prefeitura iria divulgar protocolos mais rígidos de controle e fiscalização do combate á pandemia no município, entretanto, uma queda de energia na regilão central da cidade atrasou a análise dos protocolos. As novas regras devem ser divulgadas nesta segunda-feira.

 

Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna

Leia mais:


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]