Estudos indicam 4 alimentos que eliminam a barriga quando consumidos no café da manhã

Escrito por em 28/12/2021

 

Por: Isto é

gordura abdominal é uma das principais queixas entre as mulheres. E quando o assunto é eliminar a barriga, existem diversas opções — que demandam tempo e dedicação. A boa notícia é que evidências indicam que o cardápio do café da manhã pode ser um grande aliado a uma nova silhueta.

Publicado no International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, em 2018, um estudo com mais de 1,3 mil suíços mostrou que os participantes que tomaram um café da manhã saudável tinham menos gordura estomacal do que aqueles que comeram cereais ou torradas na primeira refeição. As informações são do “The Sun”.

Não existe alimento milagroso para derreter a gordura da bariga, mas algumas opções realmente podem impulsionar os resultados — desde que estejam alinhadas a uma rotina saudável, com dieta balanceada, prática de atividades físicas e boas noites de sono. A seguir, veja quatro alimentos que podem te ajudar nisso quando consumidos no café da manhã:

Ovos

Os ovos além de possibilitaram diferentes opções de preparo, são ótimos para quem deseja manter “a forma”. Rob Hobson, nutricionista de Londres, destaca: “Os ovos são o café da manhã dos campeões”.

O especialista indica fazer mexidos e colocá-los em uma torrada integral, ou fazer uma omelete combinada com vegetais e frutas de companhamento, ou ovos pochê com queijo halloumi.

Ingerir esse alimento pela manhã, favorece a saciedade, diminuindo as chances de beliscar outras coisas antes da próxima refeição. Além disso, esse é um alimento rico em proteínas e nutrientes essenciais.

Um estudo, realizado em 2012, mostrou que os homens que comeram ovos no café da manhã consumiram cerca 270 a 470 calorias a menos na hora do almoço em comparação com aqueles que comeram cereais, torradas ou croissants.

No entanto, o nutricionista esportivo Mayur Ranchordas destaca que é preciso ter cuidado com o excesso de calorias no café da manhã, mesmo que os alimentos sejam saudáveis.

Iogurte

iogurte também é uma boa opção para iniciar o dia. Esse alimento está associado a um risco reduzido de excesso de peso e obesidade. Além disso, estudo aponta que pessoas que faziam dieta e consumiam três porções de iogurte por dia perderam, em média, 61% mais gordura abdominal em comparação com aquelas que optaram por fazer dieta sem iogurte.

Segundo Michael Zemel, líder do estudo da Universidade do Tennessee (EUA), o iogurte não só ajudou os participantes da pesquisa a perder mais peso — média de cinco quilos —, como também multiplicou a eficácia da manutenção de massa muscular magra.

Embora seja uma ótima escolha, é preciso consumir opções livres de açúcar, preferencialmente natural ou grego.

Mingau de aveia

O mingau é nutritivo, descomplicado e ainda ajuda a manter o peso saudável. Um estudo, publicado em 2015, acompanhou as dietas de 22 mil adultos norte-americanos e constatou que aqueles que comiam aveia tinham IMC (índice de massa corporal) mais baixo e tamanhos de cintura menores. Segundo os pesquisadores, isso pode estar associado ao estilo de vida saudável dos participantes, sugerindo que é a melhor escolha para aqueles que são magros sem esforço.

A nutricionista Susie Burrell destaca: “A aveia é carboidratos de baixo IG —  libera energia mais lentamente. Se você gosta de cereais, procure opções de granola com baixo teor de açúcar ou aveia; frutas frescas também são uma ótima opção”.

Smoothie

Os smothies são deliciosos e possibilitam uma variedade de opções. Especialistas destacam que as frutas e os vegetais são esquecidos na hora do café da manhã, mas esse é o momento ideal para adicionar esses alimentos ricos em fibras, que favorecem a saciedade enquanto reduzem o risco de doenças, segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês).

 


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]