Espaços culturais e eventos em Minas já podem solicitar Selo Evento Seguro
Escrito por Pedro Emanuel em 18/05/2021
Estabelecimentos, atividades culturais, turísticas e de eventos em Minas Gerais já podem solicitar o Selo Evento Seguro, concedido pelo Governo de Minas, pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).
Com seu uso, os locais confirmam que estão cumprindo os protocolos de Saúde e segurança definidos na resolução criada com base no Plano Minas Consciente. O objetivo é contribuir para que a retomada das atividades ocorra de forma segura, observando as orientações sanitárias dadas pelos órgãos competentes locais, estaduais e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A resolução que rege o Selo Evento Seguro descreve as medidas gerais e específicas, bem como cuidados relacionados a atendimento ao público, ao espaço físico, à sinalização, ao acesso, à permanência, circulação de pessoas, dentre outros.
O secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, explica que o selo nasce de uma necessidade de garantir segurança para quem promove e para quem vai aos eventos, para que as pessoas se sintam confiantes de voltar a frequentá-los. A iniciativa tamb´lem vai diferenciar eventos seguros dos eventos clandestinos que estão acontecendo sem a menor preocupação com os protocolos de combate à disseminação do Covid-19.
Como obter
O Selo Evento Seguro pode ser pedido à Secult por empresas e realizadores independentes de eventos, por meio do link do site da Secretaria de Cultura. Os espaços que poderão solicitar o uso do Selo de Evento Seguro são museus e galerias de arte; teatros; cinemas; arquivos públicos; bibliotecas públicas; e demais estabelecimentos em que são realizados eventos.
O selo poderá ser estampado em ingressos e exibido nos locais de realização dos eventos, por exemplo.
Medidas de proteção
O Selo Evento Seguro vem para reforçar as regras de cuidado e proteção, como uso obrigatório de máscara tipo N95 ou máscara cirúrgica, e de álcool gel, além de distanciamento social. Ele também dá orientações para sinalização e circulação de pessoas em eventos; orientações para pavilhões e centros de convenções; para eventos ao ar livre; eventos drive in; eventos de valet; para teatros; bastidores; cinemas; entre outros.