Eclipse solar será observado no final da manhã e início da tarde nesta segunda-feira, na região Centro Oeste de Minas

Escrito por em 14/12/2020

Nesta segunda-feira, 14/12, acontece um eclipse solar, um dos fenômenos mais aguardados por entusiastas da astronomia, que será visível na região sudeste do Brasil. O eclipse solar ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando, de forma total ou parcial, a sua luz. Somente em algumas regiões do Chile e Argentina será possível observar o eclipse em sua totalidade — quando o diâmetro aparente da Lua fica maior que o do Sol, bloqueando toda a luz solar direta. Aqui no Brasil, ele só será visto parcialmente em algumas cidades do fim da manhã até o início da tarde.

O eclipse será visto como parcial no Oceano Pacífico, centro e sul da América do Sul, região do extremo sudoeste da África e na Antártica. No Brasil especificamente, será visto parcialmente nas regiões Sul, Sudeste e partes das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Quanto mais ao sul, maior será a porção do disco do sol que será escurecida.

Na região Centro Oeste de Minas o eclipse parcial terá início por volta de 12h45, atingirá o seu ápice (32% de ocultação do disco solar) por volta de 14h e será finalizado por volta de 15h.

Para a garantia de um boa visibilidade do eclipse, é preciso ainda esperar uma ajudinha dos céus para que as nuvens não encubram o espetáculo.

Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna com informações do Portal Uol

 


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]