Dia Internacional do Esporte, 6 de abril: conheça um pouco da trajetória no esporte da Rádio Clube de Itaúna

Escrito por em 06/04/2021

A Rádio Clube de Itaúna possui uma trajetória marcante no esporte em mais de 72 anos de história da empresa. E como neste dia 6 de abril é comemorado o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, sendo esta data estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas), vamos lembrar alguns momentos ao longo dos anos.

Cosme Silva

Cosme Silva trabalhou por mais de 50 anos na saudosa ZYZ4, que era o prefixo da Clube AM 1.520, como carinhosamente era chamada e conhecida pelo público e funcionários da Rádio Clube de Itaúna S.A. à época. De 1.950 até o início dos anos 2.000, Cosme Silva prestou inúmeros serviços em prol da cultura, entretenimento, música, informação, valorização dos esportes e muito mais. Numa época em que não existia televisão, computador, celular, internet, dentre outros meios de comunicação, o rádio era um dos poucos veículos de comunicação que agregava entretenimento e informação através de sua programação.

Era muito comum nas rádios AM a criação e transmissão de rádios novelas, que muitas vezes eram criadas e interpretadas por Cosme Silva e artistas de Itaúna ou região Centro-Oeste de Minas Gerais. Algumas destas apresentações, assim como shows de calouros, concursos de miss, procissões, desfiles de 7 de Setembro, dentre outros, eram feitas e transmitidas diretamente de teatros, cinemas, igrejas ou até mesmo da rua ao vivo para a ZYZ4, a Clube AM.

Cosme Silva no final dos anos 90 ou início dos anos 2.000.

Especificamente no esporte, Cosme Silva teve uma passagem mais voltada ao futebol, que é uma das grandes dos paixões dos brasileiros. Foi um dos fundadores da Liga de Futebol de Itaúna, que era responsável por organizar inúmeros campeonatos de futebol na cidade e região.

Carteira de Imprensa de Cosme Silva expedida em 1961.

Em 1.966, a seleção brasileira de futebol fez uma pré-temporada para a Copa do Mundo em Caxambu, no sul de Minas Gerais. Na oportunidade, Cosme Silva esteve presente fazendo a cobertura esportiva do time que na época era bicampeão do mundo e possuía o melhor atleta de futebol da história: Pelé!

Na pré-temporada da seleção brasileira de futebol antes da Copa do Mundo em 1.966, a Rádio Clube de Itaúna marcou presença com a lenda da comunicação Cosme Silva. Detalhe para a sigla CBD (Confederação Brasileira de Desportos), uma vez que à época não existia ainda a CBF (Confederação Brasileira de Desportos).

Cristóvão Fernandes

Cristóvão Fernandes está na Rádio Clube de Itaúna desde 1.981. Esteve por muitos anos na Clube AM 1.520, ou ZYZ4, como era conhecida pelo público. Já foi jogador de futebol, atuou com arbitragem, dirigiu equipes de futebol amador em Itaúna e já participou de inúmeras transmissões esportivas. Cristóvão já recebeu condecorações da Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de Itaúna e Câmara Municipal de Itaúna pelos relevantes serviços prestados ao esporte.

Atualmente, apresenta o programa Na Marca do Pênalti, de segunda a sexta-feira, de 7h às 8h, na Clube FM 93,5, com notícias do esporte de uma forma geral, abordando também os campeonatos de futebol amador de Itaúna e região, de forma a valorizar e incentivar o esporte. O programa pode ser ouvido também através do site www.gruporadioclube.com.br ou pelo aplicativo de celular Clube FM 93,5.

Foto de 1974 em partida amistosa disputada na Granja Glória, em Itaúna. Em pé, da esquerda para direira, Cristóvão Fernandes, Pestanha Corradi, Orlando Corradi, Lima (ex jogador do Santos). Sentado, Juninho, Lívio e Bebeto Corradi. Foto do acervo pessoal de Cristóvão Fernandes e Rádio Clube de Itaúna Ltda.

Foto de setembro de 1981. Cristóvão Fernandes ao centro como árbitro principal de partida de futebol.

Foto de 1990 em cobertura esportiva da Clube AM 1.520. Final do Campeonato Amador da 2ª Divisão de Itaúna; Arsenal 2 x 0 Cruzeiro do Bairro Itaunense. Foto acervo pessoal de Cristóvão Fernandes e Rádio Clube de Itaúna Ltda..

Cristóvão Fernandes apresentando o programa Na Marca do Pênalti na Clube AM 1.520, quando era de 11h às 12h. Na foto, Cristóvão Fernandes ao centro, com participação especial de Luiz Tatu a esquerda da imagem, e Edir Alves de Freitas “Biscoitão” ao lado direito da foto. Foto tirada no início dos anos 90. Acervo pessoal de Cristóvão Fernandes e Rádio Clube de Itaúna Ltda..

Foto de 1999, na oportunidade em que o Atlético/MG fez pré-temporada em Itaúna e jogou amistoso um com combinado de jogadores da cidade. A Clube AM 1.520 fez transmissão do jogo que contou com narração de Cristóvão Fernandes. Crédito da foto: Antônio Gomes.

Cristóvão Fernandes entrevistando Ricardo Drubscky em 1999. Na oportunidade, o Atlético/MG realizou pré-temporada em Itaúna/MG e contou com cobertura completa da Rádio Clube de Itaúna, principalmente da emissora Clube AM 1.520. Acervo pessoal de Cristóvão Fernandes e Rádio Clube de Itaúna Ltda..

Transmissão de campeonato de futebol amador de Itaúna pela Clube FM 93,5. Na foto, da esquerda para direita, Denilson Santos, Paulinho Morada Nova, Cristóvão Fernandes e Felipe Lima. Foto do acervo da Rádio Clube de Itaúna Ltda..

Balão inflável da Clube FM 93,5 abaixo da cabine de imprensa Mário Preto, no Campo José Flávio de Carvalho, durante transmissão de partida de campeonato de futebol amador de Itaúna/MG em 2018. Foto do acervo da Rádio Clube de Itaúna Ltda..

Regata náutica comemorativa dos 30 anos no ar da Clube AM 1.520 ou ZYZ4 como carinhosamente era conhecida pelo público

A Rádio Clube de Itaúna foi fundada em 1949, entrando no ar em 1950 a Clube AM 1.520 ou ZYZ4, que era o prefixo da rádio e como carinhosamente era chamada pelos funcionários da empresa e pelos ouvintes.

Em abril de 1980, como parte da comemoração do aniversário de 30 anos da Rádio Clube AM 1.520 no ar, foi realizada uma regata das categorias Hobie e Laser no Iate Tênis Clube em Itaúna/MG. Evento que valorizou a prática de atividades esportivas e o meio ambiente, que contou com patrocínio da FIAT Automóveis, Mesbla Náutica e Iate Clube de Itaúna. Na oportunidade o Iate ficou lotado para prestigiar o evento.

Regata náutica realiza em abril de 1980 no Iate Tênis Clube, em Itaúna/MG, em comemoração de 30 anos da Clube AM 1.520 no ar. Crédito das fotos: Afonso Henrique Lima.

Regata náutica realiza em abril de 1980 no Iate Tênis Clube, em Itaúna/MG, em comemoração de 30 anos da Clube AM 1.520 no ar. Crédito das fotos: Afonso Henrique Lima.

Regata náutica realiza em abril de 1980 no Iate Tênis Clube, em Itaúna/MG, em comemoração de 30 anos da Clube AM 1.520 no ar. Integrantes da mesa de julgamento e premiação da regata. Na foto, da esquerda para direita, representante da Mesbla Náutica, Dr. Delmo Barbosa, presidente do Iate Tênis Clube à época, Dr. Jofre Gonçalves de Souza, secretário de governo de Minas Gerais à época, Dr. Miguel Augusto Gonçalves de Souza, presidente da FIAT à época, que foi um dos patrocinadores do evento, Dr. Edson Pereira, diretor da Indústria Têxtil Ouro Pretana, e Afonso Henrique da Silva Lima. Crédito das fotos: Afonso Henrique Lima.

Câmera filmadora é algo raro em 1980. Até onde se sabe, o vídeo abaixo foi o primeiro feito de alguma evento em Itaúna/MG.

Direção da Rádio Clube de Itaúna incentiva a prática esportiva

A Rádio Clube de Itaúna sempre teve participação nos esportes e continua incentivando a prática esportiva. Um exemplo disto é que um dos diretores da empresa, Felipe Gonçalves de Cerqueira Lima, é praticante de atividade física. Abaixo algumas imagens de campeonatos ou festivais de natação em que participou nos últimos anos, na qual destaca-se a última edição do Campeonato Mineiro de natação, realizada em 2019, em que se consagrou campeão mineiro em uma das provas disputadas, obtendo ainda segunda e terceira colocação em outras provas. Em 2017 também obteve resultados expressivos, com duas colocações em segundo lugar no Campeonato Mineiro, nas provas 200m medley (quatro estilos da natação: borboleta, costas, peito e crawl) e 50m costas, obtendo ainda um terceiro lugar nos 100m costas. Constam ainda fotos e medalhas de provas de águas abertas realizadas no litoral fluminense, em etapas realizadas no Rio de Janeiro e em Búzios.

Felipe Lima após festival de natação máster realizado pela FAM (Federação Aquática Mineira) em 2017, entidade que na oportunidade estava completando 80 anos. Crédito da foto: Paulo Sanches.

Medalhas do Campeonato Mineiro Máster de 2017, em que obteve duas medalhas de prata nos 200m medley e 50m costas e ainda uma medalha de bronze nos 100m costas, na piscina de 50m do Praia Tênis Clube em Uberlândia/MG.

Última edição do Campeonato Mineiro Máster de Natação, em que Felipe Lima obteve primeiro lugar nos 100m costas, segundo lugar nos 200m medley e terceiro nos 50m costas, em competições ocorridas na piscina de 50m do Jaraguá Country Club em Belo Horizonte/MG, realizada nos dias 10, 1, e 12 de novembro de 2019. Após este evento, a FAM (Federação Aquática Mineira) teve de suspender a realização de campeonatos em função da pandemia que iniciou-se em março de 2020.

Etapa do Rei e Rainha do Mar, evento de natação de águas abertas realizado no Rio de Janeiro em dezembro de 2017. Crédito da foto: Assessoria de Comunicação do Rei e Rainha do Mar / Effect Sports.

Etapa do Rei e Rainha do Mar, evento de natação de águas abertas realizado no Rio de Janeiro em dezembro de 2017. Crédito da foto: Assessoria de Comunicação do Rei e Rainha do Mar / Effect Sports.

Em função da pandemia, a única prova nadada por Felipe Lima no ano de 2020 foi uma etapa de águas abertas do Rei e Rainha do Mar realizada em Búzios/RJ no dia 08 de novembro de 2020. Na oportunidade, Felipe Lima chegou em terceiro lugar em sua faixa etária.

Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna

Leia ainda:

DIA INTERNACIONAL DO ESPORTE, 6 DE ABRIL: CONHEÇA UM POUCO DA TRAJETÓRIA E ROTINA DE JOVENS ATLETAS MINEIROS QUE ESTÃO SE DESTACANDO EM DIVERSAS MODALIDADES ESPORTIVAS

 


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]