Depois de tumulto na fila, Prefeitura de Itaúna vai cadastrar profissionais da saúde para vacinação contra Covid-19

Escrito por em 23/02/2021

Depois do tumulto que aconteceu na fila de vacinação contra Covid-19 na semana passada, quarta-feira, 17/02, quando mais de 800 pessoas voltaram para casa depois de aguardar por horas no entorno da Policlínica Dr. Ovídio, a prefeitura de Itaúna anuncia que fará cadastro dos profissionais de saúde. Na quarta-feira passada, 17/02, uma fila de cerca de mil pessoas se formou no entorno da policlínica Dr. Ovídio Nogueira, em Itaúna. Eram profissionais de diversas áreas de saúde que atenderam ao chamamento realizado pela Prefeitura de Itaúna para vacinação contra Covid-19. A fila que dobrou quarteirão começou a se formar por volta de quatro horas da manhã e até o início da vacinação, as 9h, já havia cerca de mil pessoas aguardando pela vacina. Entretanto, somente por volta de 9h30, já com princípio de tumulto e com a presença da Polícia militar para ajudar na organização, foi que a prefeitura informou que somente estavam disponíveis 160 doses da vacina contra Covid-19. Ou seja, mais de 800 pessoas voltaram para casa revoltadas.

Fila de profissionais da área de saúde para receber a vacina contra a Covid-19 chega a cerca de mil pessoas em Itaúna, na manhã desta quarta-feira, 17/02, mas apenas 160 serão vacinados. Foto: Grupo Rádio Clube de Itaúna / Felipe Lima

A reportagem do Grupo Rádio Clube de Itaúna esteve no local e entrevistou várias pessoas que estavam indignadas com a situação, a falta de informações e a desorganização da Prefeitura. Principalmente pelo fato de a prefeitura convocar tantas pessoas para a vacinação sendo que havia um número tão baixo de doses disponíveis.

Confira as entrevistas:

O Secretário de Saúde, Fernando Meira, também foi entrevistado pela repórter Hélem Lara, do Grupo Rádio Clube de Itaúna, e falou sobre a desorganização na fila. Na ocasião ele informou que quem estava na fila teria um cadastro preenchido para que a Secretaria tivesse uma noção melhor da quantidade de pessoas que precisarão ser vacinadas em um próximo lote destinado a essa categoria.

Confira o que disse o secretário de saúde de Itaúna, Dr. Fernando Meira:

Uso dos dados

Questionamos a prefeitura de Itaúna se os cadastros que foram colhidos das pessoas que estavam na fila na quarta-feira, 17/02, serão aproveitados nesse novo cadastro pelo site. Se as pessoas que fizeram o cadastro no Dr. Ovídio precisam preencher novamente esta informação no site. Também questionamos se o cadastro do site servirá como base de dados para convocação dos profissionais para vacinação como aconteceu em Divinópolis e se essa convocação será por ordem de preenchimento ou por prioridade. A informação é de que as pessoas que fizeram o cadastro e entregaram os documentos na semana passada devem fazer o cadastro online, apenas não precisam levar os documentos novamente. Ainda não está definido se estes dados cadastrais poderão ser usados para convocar as pessoas para a vacinação.

Cadastro online

O cadastro dos profissionais de saúde para a vacinação contra Covid-19 deve ser feito no site oficial da prefeitura de itaúna (www.itauna.mg.gov.br/vacinacao) em um formulário de pré-registo. A prefeitura informou no comunicado que o pré-cadastro não garante a imunização imediata. De acordo com o comunicado a Prefeitura usará esses dados para agilizar e planejar a aplicação da vacina a medida que as doses estiverem disponíveis.

A plataforma pede o preenchimento de um questionário em que serão coletados dados como nome completo, CPF, RG, e-mail, profissão e meios de contato. Essa documentação não isenta de que o profissional, no momento da vacinação, apresente a documentação comprobatória que segue abaixo.

Trabalhadores da saúde que devem fazer o cadastro

Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares).

Inclui-se ainda os trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Documentação necessária

A vacinação ocorrerá somente para residentes em Itaúna-MG, ou que trabalhem no município, e está condicionada à apresentação obrigatória dos seguintes documentos:

– Cópia do documento de identificação com foto;
– Cópia do CPF;
– Cópia de comprovante de endereço;
– Cópia de Documento que comprove vinculação ativa com o serviço de saúde, sendo aceitos alguns dos abaixo descritos:
– Cópia legível da carteira de trabalho comprovando vínculo ativo com o serviço de saúde ou
– Cópia legível de contrato com data de vigência atual com os dados da empresa e funcionário comprovando vínculo ativo com o serviço de saúde ou
– Cópia legível de contracheque do último mês comprovando vínculo ativo com o serviço de saúde ou
– Para profissionais autônomos e liberais será aceito o documento “Declaração de vinculação ativa como trabalhador da saúde” disponível no site da prefeitura (www.itauna.mg.gov.br).

Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna

Leia mais:


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]