Dados do Caged de Abril mostram Itaúna em primeiro lugar na geração de empregos do Centro Oeste de Minas pela segunda vez. Nova Serrana e Itapecerica ocupam os piores lugares

Escrito por em 31/05/2021

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram novamente Itaúna como a cidade do centro-oeste mineiro que mais gerou empregos em abril deste ano. Foram 100 novos postos, em diferentes setores de atuação, movimentando positivamente a economia local. O município também garantiu a 1a colocação no acumulado do ano, com 916 novas vagas entre janeiro e abril de 2021. Os números nos últimos 12 meses (maio/2020 a abril/2021), chegam a 1.968 novos postos de trabalho.

Em relação ao crescimento por áreas da economia, o setor de construção foi o que apresentou o melhor saldo de empregos em abril, com 61 postos a mais em relação às demissões. Em segundo lugar veio a indústria com 21 vagas de trabalho a mais em relação aos desligamentos. O setor de serviços foi o que puxou para baixo a classificação de Itaúna com quatro demissões a mais em relação às contratações.

No acumulado do ano até o momento o setor industrial foi o que apresentou o melhor desempenho com saldo positivo de 1.157 vagas a mais em relação ás demissões. O setor agropecuário foi o que menos cresceu, mas ainda assim apresenta saldo positivo de 5 vagas de emprego a mais em relação às demissões.

Confira os dados:

Centro Oeste

Levando em consideração apenas o levantamento dos últimos 12 meses, Itaúna está na 42ª colocação em Minas Gerais (dentre 853 municípios) e na 198ª colocação no Brasil (dentre 5570 municípios). Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado em 27/05 aponta que a taxa média de desemprego no Brasil subiu de 13,9% no último trimestre do ano passado para 14,7% no primeiro trimestre deste ano. O mesmo estudo constatou a existência de 34 milhões de trabalhadores atuando na informalidade.

Entre as cidades do Centro Oeste de Minas Nova Serrana e Itapecerica ocupam as piores posições no ranking nos dados do Caged de Abril e no acumulado do ano, respectivamente. Em abril Nova Serrana teve um saldo negativo de 1.443 demissões a mais do que contratações. No acumulado do ano quem obteve a pior colocação entre as cidades do Centro Oeste de Minas foi Itapecerica. A cidade apresenta um saldo negativo de 313 demissões a mais do que contratações de janeiro a abril deste ano.

Confira os dados:



SINE Itaúna

Devido a pandemia, as agências do Sine em todo o Estado não estão realizando atendimentos presenciais, salvo em casos específicos, agendados previamente através do site www.mg.gov.br (Governo de Minas). As demandas podem ser resolvidas também pelos whatsapp’s 3241-3366 (seguro-desemprego) e 3241-5188 (vagas de emprego). A unidade Sine Itaúna fica na Rua Péricles Gomide, 166 – Centro (ao lado da igreja Imaculada Conceição).

Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna

Leia mais:


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]