Coronavírus: como está sendo o combate ao COVID-19 no exterior. Confira relatos de itaunenses que residem fora do Brasil

Escrito por em 26/03/2020

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus pelo mundo, a equipe de produção de conteúdo e jornalismo do Grupo Rádio Clube de Itaúna fez contato com inúmeros itaunenses que residem no exterior para saber como está sendo o combate e prevenção ao COVID-19. As perguntas foram as mesmas feitas para cada um dos entrevistados, sendo as seguintes:

  1. Como está a situação da pandemia na cidade que reside?
  2. Na cidade em que você reside está tendo o confinamento em residência? Se sim, como está sendo? O que está aberto ou fechado? Existe algum tipo de punição para o cidadão que não cumprir o confinamento domiciliar?
  3. Como você, que está residindo fora do país, está vendo a situação do que está ocorrendo no Brasil e especificamente em Itaúna ou na região Centro-Oeste de Minas Gerais?

Confira as respostas dos entrevistados em ordem alfabética por país:

Alemanha

Frederico Gonçalves de Cerqueira Lima é engenheiro eletricista, reside na Alemanha há quase 14 (quatorze) anos, onde cursou mestrado e doutorado com bolsa de estudos fornecida pelo governo alemão. Mora na cidade de Spaichingen, na região de Tuttlingen, no estado Baden-Württemberg, na Alemanha. Tuttlingen é considerada a “Capital Mundial da Técnica Medicinal”, muito provavelmente o local em que mais se fabrique equipamentos médico hospitalares do mundo.

Perguntada: como está a situação da pandemia na cidade que reside?

Resposta:

Pergunta: na cidade em que você reside está tendo o confinamento em residência? Se sim, como está sendo? O que está aberto ou fechado? Existe algum tipo de punição para o cidadão que não cumprir o confinamento domiciliar?

Resposta:

Pergunta: como que você que está residindo fora do país está vendo a situação do que está ocorrendo no Brasil e especificamente em Itaúna ou na região Centro-Oeste de Minas Gerais?

Respostas:

Frederico Lima, ao lado da esposa Susane, ao terminar apresentação de projeto de doutorado que foi aprovado por professores alemães.

Foto tirada em 17 de março de 2020 em supermercado na cidade de Augsburg, que fica localizada a cerca de 80 km de Munique, no sul da Alemanha.

Alemanha

Saulo Nogueira Coutinho é formado em engenharia metalúrgica e de materiais, gerente de Projetos e Engenharia na empresa Möller Feuerfesttechnick, casado com Juliana Lima de Oliveira, pai da Cecília, que está com dez anos de idade, e residem há quatro anos na cidade de Lemgo, no noroeste da Alemanha, cidade que fica localizada a 370 km de Berlim e a 90 km de Hanôver. Confira os relatos do Saulo ao clicar no player abaixo:

Saulo Coutinho em passeio na Alemanha antes do início da pandemia.

Saulo Coutinho e a filha Cecília utilizando máscaras caseiras para ajudar na prevenção ao coronavírus.

Saulo Coutinho com o amigo Frederico Lima curtindo mais uma vitória do Atlético/MG na Alemanha.

Austrália

Thiago Souza de Castro é graduado em farmácia, reside há mais de dez anos em Sydney, na Austrália, onde se tornou empresário e é casado com a australiana Rosie Abouchedid. Confira abaixo as respostas de Thiago sobre como a Austrália tem feito para combater o novo coronavírus:

Thiago Castro recebendo em 2017 a visita dos pais Lorene e Jaques Castro em Sydney.

Thiago Castro se preparando para praticar um dos seus esportes favoritos que é o surf.

Bélgica

Roberta Souza é formada em fisioterapia, mora na região da Antuérpia, na Bélgica, país que reside há dezesseis anos, trabalha como responsável por uma moradia de pequeno porte numa casa com pessoas com demência. Confira o áudio da Roberta logo abaixo:

Roberta Souza com a filha Clara e o sobrinho Guilherme de Souza, itaunense que neste momento está em visita a Bélgica.

 

Roberta Souza em passeio com a família durante o final de semana.

Estados Unidos

Filipe Calixto é natural de Itaúna/MG e reside na cidade de San Diego, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, localidade muito próxima da divisa com o México. A cidade que Filipe reside é considerada uma das mais bonitas dos EUA e o mesmo mora por lá há mais de dez anos.

Filipe Calixto optou por enviar respostas por escrito, uma vez que não está com a voz muito boa para gravar sonoras neste momento.

Pergunta: Como está a situação da pandemia na cidade que reside?

Resposta: “Atualmente, foram registrados duzentos e quarenta e dois casos confirmados em San Diego, o que não é muito quando comparado a outros estados americanos ou países. A cidade está completamente fechada. Tudo parado, somente o necessário está aberto e as ruas se encontram desertas. Só saio de casa pra andar com o meu cachorro ou para ir ao supermercado.

Até agora não está faltando nada, tudo muito bem organizado. Por exemplo, em todos supermercados tem fila, mas enquanto as pessoas esperam para entrar, os funcionários informam os produtos que têm, o que está faltando e a quantidade que podemos comprar de cada item. Todo mundo mantêm a distância mínima um dos outros.”

Pergunta: Na cidade que reside está havendo o confinamento em residências? Se sim, como está sendo? Existe algum tipo de punição para o cidadão que não cumprir o confinamento domiciliar?

Resposta: “Estamos em isolamento social. Continuo trabalhando normalmente, mas em casa. Até o momento não tem punição para as pessoas que querem sair de casa, mas as praias e parques foram todos fechados e estão sendo monitorados pela polícia. Desde o início da pandemia muita gente ficou desempregada e estão frequentando estes parques e praias, por isso a intervenção da polícia tem ocorrido com certa frequência nestes locais.

Aqueles que têm sintomas ou já foram diagnosticados ficam em casa até melhorarem ou se caso necessário vão para o hospital.” 

Pergunta: Como você, que está residindo fora do país, está vendo a situação do que está ocorrendo no Brasil e especificamente em Itaúna ou na região Centro-Oeste de Minas Gerais?

Resposta: “Prefiro não prestar minha opinião na política, mas de início concordo com a isolamento social e fechamento do comercio até que tenhamos melhor controle e entendimento do COVID-19.”

Portugal

Samuel Nogueira Coutinho é natural de Itaúna/MG, reside na cidade de Viseu, na região do Porto, em Portugal, juntamente com sua esposa, também itaunense Cristiane Guimarães, e a enteada Júlia Policarpo. Samuel é irmão de Saulo Coutinho, que também foi entrevistado pela equipe de jornalismo do Grupo Rádio Clube de Itaúna nesta reportagem, e ambos são filhos do saudoso Hélder Coutinho, que era muito conhecido pelo apelido de Tibinha, e netos do Dr. Coutinho, que era médico e foi prefeito de Itaúna. Confira abaixo o áudio de Samuel Coutinho:

Praia deserta em Póvoa de Varzim / Porto, Portugal.

Samuel Coutinho com a esposa Cristiane Guimarães em passeio por Portugal.

Fonte: Grupo Rádio Clube de Itaúna 


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]