Consórcios de veículos, imóveis e serviços. Saiba mais a respeito de consórcio com especialistas do SICOOB Crediuna

Escrito por em 27/07/2022

A Conexão FM 106,5 recebeu na quarta-feira (27/07) representantes do SICOOB Crediuna para falar um pouco a respeito de consórcio, que é uma ótima modalidade financeira para aquisição de bens.

Consórcio é um meio de autofinanciamento. Pessoas físicas ou jurídicas se reúnem para formar uma poupança conjunta e viabilizar a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços para cada uma delas. A gestão destes grupos é feita por administradoras de consórcios, instituições que precisam de autorização do Banco Central para funcionar e são fiscalizadas pela autoridade monetária, como é o caso do SICOOB Crediuna.

O consórcio na forma que conhecemos, com sorteios e lances, é uma invenção brasileira, segundo a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (Abac). Foi criado nos anos 1960 por funcionários do Branco do Brasil que se reuniram para formar um fundo com recursos suficientes para comprar automóveis para todos. A iniciativa surgiu frente à falta de crédito ao consumidor no país na época.

No consórcio, os membros do grupo pagam parcelas periódicas para formar o fundo comum que permite a compra de bens ou serviços. O prazo e o número de cotas são preestabelecidos. O valor do item é dividido pela duração do consórcio e cada integrante paga uma fração dele.

Sorteios e lances

Mensalmente (ou em outra periodicidade prevista em contrato), a administradora sorteia parte do fundo para um ou mais participantes comprarem o item. Nestas ocasiões, integrantes podem dar lances e, caso vencedores, são também contemplados.

Os lances funcionam como uma antecipação de parcelas que o consorciado pode fazer em assembleias mensais que são organizadas pelo administrador do consórcio. As assembleias mencionadas são normalmente organizadas e realizadas mensalmente, podendo a participação do consorciado ser de forma presencial ou até mesmo através de videoconferência.

Se o consorciado for contemplado mediante lance, a instituição que administra o consórcio entregará uma carta de crédito que poderá ser utilizada para aquisição de um bem (veículo ou imóvel por exemplo) ou serviço.

Adesão ao consórcio

A adesão de uma pessoa a um grupo ocorre com a assinatura do contrato de participação, onde devem estar listadas as regras do consórcio como objeto, prazo, número de cotas, periodicidade dos pagamentos e taxas, entre outros.

Nas parcelas mensais a serem pagas normalmente constam:

  • Taxa de administração total;
  • Fundo de reserva (caso ocorra inadimplência de algum consorciado, o fundo de reservado é utilizado para não onerar os demais);
  • Seguro de vida prestamista (na eventual hipótese do consorciado falecer, é utilizado o seguro de vida para quitação do saldo remanescente, isentando a família do falecido de eventuais dívidas perante um espólio ou inventário).

Entrevista na Conexão FM 106,5

Confira abaixo a íntegra da esclarecedora entrevista que os representantes do SICOOB Crediuna, Letícia Freitas de Oliveira e Jean Taylor, concederam a Conexão FM 106,5:

Na foto, da esquerda para direita, Letícia Freitas de Oliveira (SICOOB Crediuna), Jean Taylor (SICOOB Crediuna) e Pedro Emanuel (Conexão FM 106,5).

Qualquer dúvida e(ou) informação adicional é importante que os interessados entrem em contato direto com representantes do SICOOB Crediuna para mais esclarecimentos. A agência do SICOOB Crediuna – Unidade de Itaúna fica localizada a Rua Silva Jardim, nº 822. Caso prefira contato por telefone, o nº. é (37) 3249-2100.

Grupo Rádio Clube de Itaúna

Leia ainda:

ENTREVISTA SICOOB CREDIUNA: SAIBA COMO INVESTIR E QUAL TIPO DE INVESTIMENTO É IDEAL PARA VOCÊ

“CAMPANHA INVESTIR É PARA TODOS” DISTRIBUIRÁ 10 MILHÕES DE REAIS EM VALE POUPANÇAS. SAIBA MAIS AO ASSISTIR ENTREVISTA NA ÍNTEGRA DE REPRESENTANTES DO SICOOB CREDIUNA

 


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]