Confirmada por Covid morte de idosa que aconteceu em Itaúna na quarta-feira, 18/11
Escrito por Helem Lara em 23/11/2020
Uma morte que aconteceu na quarta-feira, 18/11, e estava sob suspeita de ter sido provocada por Covid foi comprovada nesta segunda-feira, 23/11. De acordo com informativo da Prefeitura de Itaúna, emitido na manhã desta segunda-feira, a paciente tinha 65 anos e era “portadora de doenças crônicas prévias”. Questionada pelo jornalismo do Grupo Rádio Clube, a Assessoria de Comunicação da prefeitura informou que a doença crônica prévia da idosa era Hipertensão arterial sistêmica. Com mais esse óbito Itaúna chega a 29 pessoas mortas pelo novo Coronavírus.
Contágio em alta
Há uma semana explodiram os casos de Coronvaírus em Itaúna, de acordo com os boletins da Prefeitura. A semana logo após as eleições, no período primeiro caso confirmado de Covid na cidade, em abril.
Na segunda-feira, 16/11, foram 69 confirmações da doença, na terça, 40, na quarta, 46, na quinta 36 e na sexta-feira, 20/11 foram 14 casos fechando a semana com 205 pessoas com resultado positivo para Covid-19 em Itaúna.
Onda Vermelha
Na quarta-feira a microrregião de Itaúna – formada por Itaúna, Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema – foi classificada na Onda Vermelha do programa Minas Consciente do governo do estado. De acordo com a classificação a cidade deveria fechar todo o comércio e abri somente os serviços essenciais. Entretanto, a cidade foi beneficiada pela classificação da macrorregião, que engloba um número maior de cidade da região Centro Oeste, e está na Onda Verde. De acordo com o Minas Consciente, o prefeito da cidae pode optar por qual onda seguir no caso de divergência na classificação da micro com a macrorregião. Como Itaúna não poderia ficar na Onda Verde por não ter ficado pelo menos 28 dias seguidos na Onda Amarela, o prefeito manteve a classificação anterior, na Onda Amarela.
Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna