Confira o que abre e fecha nas semanas de Natal e Ano Novo

Escrito por em 22/12/2021

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou os horários de funcionamento dos bancos nos feriados de Natal e ano novo.  

No dia 24 de dezembro, as agências bancárias funcionam das 9h às 11h, no horário de Brasília. Nos estados com diferença de uma hora em relação à capital, o funcionamento será das 8h às 10h na hora local e das 9h às 11h no horário de Brasília. Já nos estados com diferença de 2 horas, o horário será das 8h às 10h na hora local e das 10h às 12h no horário de Brasília. 

No ano novo, os bancos funcionam somente até o dia 30 de dezembro (quinta-feira), com expediente normal. No dia 25 e 31 de dezembro 1 º de janeiro, os bancos não funcionam. 

Embora as instituições não funcionem, algumas atividades poderão ser realizadas por meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes. 

Como já é de costume, os pagamentos com vencimento nos feriados podem ser pagos no dia seguinte sem cobrança de tributos.  

INSS 

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também terá recesso durante a comemoração das festas de final de ano. As agências do órgão não funcionarão entre os dias 20 e 24 e 27 a 31 de dezembro. O atendimento remoto não terá alterações, por sua vez. 

Casas Lotéricas 

Neste ano, as casas lotéricas não funcionam nos dias 25 de dezembro 1 º de janeiro. Nas vésperas dos feriados, algumas unidades funcionam até o horário comercial, às 17h, outras fecham às 13h. Para saber o horário de cada unidade é necessário procurar o calendário de cada município. 

Correios

As agências dos Correios não funcionam nos dias 25, 26 e 31 de dezembro e 1º e 2 de janeiro. No dia 24 de janeiro, o funcionamento será das 9h às 14h.

Prefeitura de Itaúna

A Prefeitura de Itaúna terá ponto facultativo para os funcionários públicos da administração direta e indireta, 24 e 31 de dezembro de 2021, a partir das 12 horas. Na sexta-feira, 24 e 31 de dezembro a coleta de lixo será realizada normalmente. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro não haverá coleta.

A medida, está regulamentada pelo Decreto nº7.644, de 3 de dezembro de 2021, publicada na edição 1.928 do Jornal Oficial do Município, não se aplica aos serviços essenciais de urgência da saúde e de abastecimento de água, de limpeza, coleta e processamento mecânico de lixo, das praças de esporte, do Terminal Rodoviário, da vigilância patrimonial, dos cemitérios e de algum outro setor, caso seja necessário, cujo expediente será normal.

Os servidores lotados em outros órgãos, por força de convênios, ficam sujeitos aos horários e dias de trabalho estabelecidos pelas entidades conveniadas. Os contribuintes que possuírem débitos com a Fazenda Pública com vencimentos nas datas previstas, poderão, sem qualquer ônus, proceder ao pagamento respectivo no primeiro dia útil subsequente. Caberá a cada secretário municipal e aos diretores-gerais das autarquias definir os serviços essenciais de urgência na área de sua atuação.

 


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