Censo 2022 começa hoje em todo o Brasil. Saiba como identificar recenseadores

Escrito por em 01/08/2022

Começa nesta segunda-feira (1º) a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa será feita em todo território nacional. Na região Centro-Oeste de Minas, o trabalho será realizado por quase 2 mil recenseadores e supervisores.

Segundo o IBGE, os recenseadores vão percorrer todos os imóveis do país para registrar os dados dos moradores do município e fazer perguntas a partir de dois questionários importantes para a elaboração de políticas públicas para os cidadãos brasileiros.

Recenseadores precisam ser recebidos em todas as residências. Foto: Márcio Costa/Agência IBGE

Identificando o recenseador

Como medida fundamental para evitar qualquer tipo de golpe envolvendo a pesquisa e para que a população participe do questionário de forma segura, com o acesso dos recenseadores, o IBGE criou um uniforme especial formado por colete azul marinho.

Além da cor facilmente identificável, na frente do colete há um bolso transparente com foto e os dados do funcionário e um QR Code, que poderá ser utilizado para confirmar a identidade e a função dele.

Ele também vai estar com um boné escrito IBGE , uma bolsa identificada e um aparelho semelhante ao celular onde ele captura todas as informações necessárias com o morador.

Também será possível fazer a confirmação do funcionário no site do IBGE ou ligando para o telefone 0800 721 8181.

Saiba como identificar um recenseador do IBGE

Visitas podem acontecer aos finais de semana

Segundo o IBGE, a visita às moradias ocorrerá de segunda a segunda, sem horário pré-definido. No entanto, na maioria dos casos, a visita vai ocorrer durante o horário comercial. As visitas também poderão ocorrer aos finais de semana, caso seja mais difícil localizar os moradores em casa durante a semana.

Confira mais informações:

  • Coleta do Censo Demográfico 2022 começa hoje nos 5.570 municípios do país. Os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas.
  • Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 624 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.778 grupamentos indígenas. O custo da operação é de R$ 2,3 bilhões.
  • Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.
  • Questionário pode ser respondido presencialmente, por telefone e pela internet. Agentes da Central de Atendimento ao Censo (0800 721 8181) responderão dúvidas, prestarão auxílio conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, mediante autorização, poderão preencher o questionário em entrevista.
  • Recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.
  • Mais de 15 mil vagas para recenseador estão abertas até 3 de agosto.

Censo 2022 em números. Fonte: IBGE

Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna com informações do IBGE e portal G1


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]