Cefet de Araxá firma parceria para desenvolvimento de avião bimotor de baixo custo

Escrito por em 15/03/2021

Por Portal G1

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), campus de Araxá, firmou uma parceria com a empresa Desenvolvimento Aeronáutico (Desaer) para a elaboração do projeto de um avião bimotor de baixo custo 100% brasileiro. O acordo de cooperação foi discutido durante dois anos.

A parceria foi firmada por meio da Nascente Incubadora de Impacto de Base Tecnológica do Cefet, e tem o apoio da Prefeitura de Araxá e do governo de Minas Gerais. O campus fornecerá espaço físico para a elaboração do projeto da aeronave pelo período de dois anos e a construção da fábrica da Desaer no município.

“O campus Araxá tem dois galpões e um prédio administrativo que são necessários para o projeto da ATL-100”, afirmou o coordenador do Núcleo de Incubação da Nascente de Araxá, Álvaro Brito Júnior

 

O projeto aeronáutico batizado de ATL-100 será 100% brasileiro. A proposta é que a aeronave tenha baixo custo de aquisição, operação e manutenção. A expectativa é que o avião seja utilizado no transporte de cargas e passageiros e atenda as demandas das forças armadas e do transporte regional.

O Cefet vai fornecer, ainda, apoio técnico do corpo docente nas áreas de mecânica, edificações, eletrônica e automação industrial. Segundo a professora Birgit Yara Frey Riffel, a parceria será importante para o ensino, pesquisa e extensão do centro.

“Alunos, professores e funcionários poderão desenvolver pesquisas variadas, bem como trabalhos de Iniciação Científica, TCC e dissertações de Mestrado. Mais ainda, os alunos terão oportunidade para estágio, com isso melhora a empregabilidade de qualidade para o setor industrial e tecnológico”, disse a docente.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]