Carnaval em Itaúna: escolas e setor público de folga. Indústria e comércio trabalham. Praças de esporte funcionam. CONFIRA O QUE ABRE E O QUE FECHA
Escrito por Helem Lara em 08/02/2021
Ao contrário do que acontece em todos os anos, em 2021 não há consenso entre o que fecha e o que abre em Itaúna durante o período de Carnaval – que este ano começa no sábado dia 13 e vai até a terça-feira, dia 16 mais o feriado de quarta-feira de cinzas, dia 17. Alguns setores, como administração pública municipal e escolas vão ter folga no feriado. Outros vão funcionar em tempo integral na segunda e na terça-feira – caso de boa parte das indústrias – ou terão folga apenas na terça-feira e manhã da quarta-feira – caso do comércio.
A situação inusitada é causada pela pandemia do novo coronavírus. Como a maior parte da população brasileira ainda não foi vacinada, não há segurança para que a tradicional festa de carnaval – que implica em aglomerações de todo tipo – aconteça.
Serviço público e escolas
A prefeitura de Itaúna publicou decreto já no dia 1º de fevereiro determinando ponto facultativo para os funcionários públicos da administração direta e indireta nos dias 15 e 16 de fevereiro (segunda e terça-feira). De acordo com o decreto da prefeitura, no dia 17 (quarta feira de cinzas) haverá expediente normal, com horário integral de trabalho.
Nas escolas municipais não haverá aula, com retorno na quinta-feira, 18/02. Nas escolas da rede particular também será feriado com as aulas retornando na quinta-feira.
Praças de Esporte e coleta de lixo funcionam normalmente
As praças de esporte municipais, que foram reabertas a partir da sexta-feira, 052/02, terão funcionamento normal durante o final de semana do carnaval e também na segunda e terça-feira (15 e 16/02) fechando somente na quarta-feira, 17/02, para limpeza.
A coleta de lixo vai funcionar normalmente em toda a cidade durante o período carnavalesco.
Comércio pede revogação de lei para trabalhar
O setor do comércio está impedido de trabalhar por uma lei municipal – LEI 2.713, de 07 de janeiro de 1993 em vigor, que determina o fechamento do comércio na terça-feira de Carnaval e na quarta-feira opcionalmente até 13h. De acordo com a assessoria de comunicação do CDE (Centro de Desenvolvimento Social e Econômico de Itaúna) para abrir na terça e quarta-feira, a Prefeitura tem que revogar a Lei. Isto já foi solicitado pela CDL e Sindicomércio.
Questionada a respeito desse pedido da CDL e Sindicomércio, a assessoria de comunicação da prefeitura ainda não informou se o prefeito Neider Moreira pretende atender à solicitação do setor do comércio.
Lojas abrem na segunda-feira
O funcionamento do comércio em Itaúna será negociado individualmente entre lojistas e comerciários. Entretanto a maioria deve aderir ao funcionamento normal na segunda-feira desde de que conceda folga nos 90 dias subsequentes ao empregado.
Terça-feira (16/02): comércio no abre por força da Lei 2.713/1993 que ainda não foi revogada. Quarta-feira de cinzas (17/02): comércio abre a partir das 12h por força da Lei 2.713/1993. Comércio de gênero alimentício e farmácia tem funcionamento normal.
Indústrias
No setor industrial não há acordo coletivo, cada empresa decidirá de forma particular como será o funcionamento durante o período carnavalesco. Entretanto, de acordo com um levantamento do SINDIMEI a maioria das empresas associadas terá funcionamento normal
Bancos
De acordo com a FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos – na segunda e terça-feira (15 e 16/02) não haverá funcionamento bancário e as agências estarão fechadas. Na quarta-feira de cinzas, 17/02, haverá comunicado especial sobre horário de funcionamento. Normalmente, nesta data os bancos abrem a partir das 11h.
Anexos:
Confira o comunicado da prefeitura de ponto facultativo
Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna