Carnaval 2021: prefeituras do Centro-Oeste de Minas cancelam festa por causa da pandemia de coronavírus

Escrito por em 25/01/2021

Imagem de arquivo mostra o Bloco do Cléo no carnaval 2020, em Divinópolis — Foto: Divulgação/Bloco do Cléo

 

Festas e eventos durante carnaval 2021 não serão realizados nem apoiados pela maioria das prefeituras do Centro-Oeste de Minas, por conta da pandemia de Covid-19. Conforme o G1 noticiou em novembro, a organização do carnaval deste ano na região estava incerta por causa do coronavírus e os decretos relacionados que proíbem eventos e aglomeração.

G1 entrou em contato com as prefeituras de Divinópolis, Itapecerica, Itaúna, Carmo do Cajuru, Lagoa da Prata, Arcos, Pará de Minas, Formiga, Capitólio e Pompéu, para saber qual a decisão tomada em relação ao carnaval. Em alguns destes municípios, os Executivos informaram que o recurso que seria utilizado para fazer o carnaval será destinado a área da saúde. Veja abaixo.

 

Divinópolis

 

Em Divinópolis não é tradição a Prefeitura fazer festa de carnaval. Entretanto, no final de semana que antecede a data, ocorre na cidade o pré-carnaval com desfiles de blocos de rua. O evento tem o apoio da Prefeitura, mas não é financiado pelo Executivo.

Segundo a Prefeitura, neste ano não haverá o evento. O Bloco do Cléo, que reúne o maior número de participantes, emitiu nota para avisar aos foliões que em 2021 o grupo não vai pra rua no pré-carnaval de Divinópolis.

Itapecerica

 

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Itapecerica informou que o carnaval 2021 na cidade está cancelado. Ainda segundo o Município, os recursos que seriam empregados na festa serão disponibilizados para as demandas da saúde, devido à pandemia da Covid-19.

O carnaval de Itapecerica é uma tradição na cidade e reúne pessoas de várias regiões. Quatro blocos fazem parte da festa na cidade: Mal Dormidos, Suvaco de Cobra, Balaco Baku e Só a Nata. Neste ano, nenhum deles irá desfilar.

 

Carmo do Cajuru

 

Em Carmo do Cajuru, a assessoria de comunicação contou que não haverá carnaval devido à pandemia da Covid-19. Uma nova data para a realização da festa de carnaval deve ser anunciada em breve, conforme a Administração Municipal.

Nesta segunda (18), a Prefeitura, por meio do decreto nº 1.471, determinou a suspensão dos pontos facultativos dos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, ocasião que seria realizado a festa de carnaval conhecida como Carnajuru.

Segundo o Executivo, a decisão foi tomada para impedir a propagação da Covid-19 no município, além de se basear nas ações do plano de enfrentamento da doença.

 

Capitólio

 

Em Capitólio, a Secretaria de Cultura e Turismo explicouque não tem intensão de fazer o carnaval devido à pandemia.

 

Arcos

 

Em Arcos, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que o município não terá carnaval, por causa da pandemia. O Executivo não informou o destino do recurso que seria empregado na festa.

 

Pará de Minas

 

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Pará de Minas disse que na cidade não haverá carnaval por causa da pandemia e das restrições de prevenção à propagação do coronavírus.

 

Formiga

 

A Prefeitura de Formiga, por meio de nota solicitadada pelo G1, disse que não haverá festa de Carnaval na cidade em 2021.

O Executivo justificou que está em vigor desde março de 2020, o decreto 8162 que estabelece que estão proibidas as realizações de eventos e atividades públicas e privadas de cultura, tais como cinema, shows, festas, festivais, boates, casas de show e similares.

“A pandemia não acabou e mesmo com a chegada da vacina a não aglomeração e as medidas de higiene são imprescindíveis para a não propagação da doença”, destacou o prefeito Eugênio Vilela.

 

Entretanto, a prefeitura decretará ponto facultativo no dia 15 de fevereiro “segunda-feira de carnaval”.

 

Itaúna

 

Em Itaúna, a assessoria de comunicação da Prefeitura disse que não haverá festa de carnaval na cidade, devido à pandemia. O município não informou para qual área será destinado o recurso que seria empregado no evento.

 

Lagoa da Prata

 

A assessoria de comunicação da Prefeitura em Lagoa da Prata informou ao G1 que não irá realizar a tradicional festa de carnaval, por causa da pandemia.

A assessoria justificou que a decisão segue as diretrizes de enfrentamento da doença na cidade e região. Ainda segundo o Município, o dinheiro que não foi aplicado nesse e outros eventos da cidade vão virar obras turísticas cultural da praia.

O recuso, ainda segundo a assessoria da Prefeitura, poderá ser investido em obras tanto no desenvolvimento do turismo, quanto na Cultura. O destino do dinheiro será definido entre o Prefeito, secretário de turismo e secretário de administração.

Imagem de arquivo mostra o carnaval de 2020 em Lagoa da Prata, que reuniu diversas pessoas — Foto: Assessoria/Divulgação

Pompéu

 

De acordo com a Prefeitura de Pompéu, diante do atual cenário da pandemia Covid-19, não ocorrerá o carnaval na cidade. Ainda segundo o Município, atualmente, a cidade está classificada na Onda Amarela do Plano “Minas Consciente”, onde não é permitido eventos.

A Prefeitura disse, ainda, que, no ano passado, resgatou o “Carnaval de Blocos”, uma tradição antiga da cidade, que seria realizado novamente no mesmo formato, caso a situação fosse diferente do atual cenário.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]