Câmeras de segurança são furtadas em Itaúna para troca por entorpecentes. PM avisa: receptação pode dar de 1 a 4 anos de prisão

Escrito por em 27/10/2021

O furto de câmeras de segurança – um equipamento que deveria inibir a ação de bandidos – está se tornando cada vez mais comum em Itaúna. Somente no bairro Morro do Sol, dois furtos e uma tentativa de furto foram registrados na última quinzena. Nesta segunda-feira, 25/10, mais um furto de câmera de segurança foi efetivado no bairro, na rua Araxá. No início do mês outra foi furtada na Avenida Brasil e uma tentativa de furto aconteceu na rua Caxambu.

Confira imagens do furto na rua Araxá:

Observe que o homem que cometeu o furto usa uma pochete onde carrega o alicate usado para cortar os fios da câmera:

O Major Alexsandro, comandante da 51ª Cia de Polícia Militar de Itaúna, informou que o furto de câmeras de segurança tem se tornado cada vez mais comum na cidade. Ele aponta que a maioria dos artefatos é usado para sustentar o vício como objeto de troca por entorpecentes. “Posteriormente essas câmeras podem até ser oferecidas para revenda e quem compra objetos sabendo ser de procedência duvidosa ou sem comprovação pode vir a responder pelo crime de receptação”, alerta o Major Alexsandro.

Ele lembra a quem está fazendo a receptação dessas câmeras, a penalidade prevista no artigo 180 do Código Penal Brasileiro:

Art 180 do Código Penal Brasileiro – Receptação ou recetação é o ato de adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte.
Pena: Reclusão, de 1 a 4 anos, e multa

Proteção

Para evitar que as câmeras sejam furtadas é bom observar se o local onde estão localizadas pode ser acessado de alguma forma por quem está na rua, como aconteceu no furto na Avenida Brasil, no bairro Morro do Sol em que o bandido usou uma lixeira para subir e puxar o equipamento.

Confira abaixo:

Outra medida que pode dificultar a ação dos bandidos é a proteção das câmeras com uma grade ou caixa.

Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]