“BH Plural” vai debater o fomento do turismo LGBTQIA+ na capital mineira! Evento online terá cinco webnários e shows de Moisés Navarro e Lívia Itaborahy

Escrito por em 16/08/2021

Vibrante, cosmopolita, acessível e hospitaleira, Belo Horizonte se destaca pela diversidade e pluralidade de opções de cultura e lazer. Com foco nesse cenário, vem aí o evento online “BH Plural” com a proposta de apresentar debates sobre o fomento do turismo LGBTQIA+ na capital mineira. A programação, que acontecerá no dia 18, quarta-feira, das 10h às 17h, e 19 de agosto, quinta-feira, das 14h às 22h, contará com cinco webinários e shows de encerramento com Moisés Navarro, Lívia Itaborahy e performance da drag queen Angel Sun. A transmissão, ao vivo, será feita pelo canal da Favo Cultural no YouTube. Haverá intérprete de libras. O projeto é uma realização da Favo Cultural com apoio da A1 Tours BHZ por meio de patrocínio da Belotur, Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Lívia Itaborahy. Foto de Mayra Mendes.

“Um diferencial de BH é que seus bares, baladas e restaurantes não são segmentados, mas plurais, o que permite um circuito cultural intenso e atraente, inclusive voltado para pessoas LGBTQIA+. Há várias casas noturnas e eventos. E, com a retomada gradual das atividades culturais, em função da pandemia, esperamos que o turismo focado nesse público cresça, já que a capital mineira tem grande potencial, conforme pesquisas e especialistas do setor. É isso que esperamos e, principalmente, que todos sejam respeitados”, diz a produtora Ana Kelly.

Com o tema “Turismo das cores”, o primeiro debate do “BH Plural”, realizado no dia 18 de agosto, às 10h, traz a discussão sobre a diversidade, haja vista que o combate à discriminação e a garantia da inclusão efetiva de todas as pessoas são grandes desafios atuais. O assunto será abordado pelo psicólogo Armando Siebler, um dos idealizadores do BH Plural e fundador da A1 Tours BHZ, empresa especializada em turismo receptivo e em atendimento ao público LGBTQIA+. A mediação será feita pela jornalista Fernanda Izidoro.

Na sequência, às 14h, será a vez da discussão sobre “Eventos Culturais LGBTQIA+”. A palestra será ministrada pelos produtores Ed Luiz da @bsurda, maior festa LGBT de música pop de Minas Gerais, e Mohamed Mendez da Mokaii, renomada produtora de eventos de música eletrônica LGBTQIA+ em BH. Eles vão apresentar dados e reflexões relacionadas à produção, financiamento e comunicação das ações culturais LGBTQIA+, considerando as dificuldades do cenário atual e as mudanças trazidas pelos meios digitais e pela pandemia. A mediação será conduzida pela jornalista Fernanda Izidoro.

A última palestra do dia, que acontece às 16h, é sobre “Estabelecimentos a favor da diversidade.  O tema será explorado pela gerente do Gis Club, Simone Santos, e pelo sócio da casa noturna Church Savassi, Felipe de Souza. Ambos vão falar sobre a noite LGBTQIA+ na capital mineira, segunda cidade com mais estabelecimentos LGBT (ranking da Rede de Comunicações Guiya) e cujo mercado voltado para esse público, ainda, é pouco explorado. A mediação será feita pelo gestor cultural Ramon Vieira.

Já no dia 19 de agosto, às 14h, a “Militância LGBTQIA+ em BH” será o primeiro tema a ser debatido. Tendo em vista que Belo Horizonte sedia a maior “Parada do Orgulho LGBTQIA+” de Minas Gerais, importante manifestação cultural e política, as drag queens Penélope Fontana e Nickary Aycker vão debater sobre o assunto, destacando as principais reivindicações que reforçam o empoderamento e dá visibilidade para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. A mediação será feita pela advogada de Direitos Humanos, Elisa Bertilla.

Em seguida, às 16h, será discutido o “Carnaval LGBTQIA+ em BH“, considerado o segundo melhor do país. Os blocos LGBTQIA+, com viés político, e aqueles com uma maior abertura popular chamam a atenção dos foliões. O assunto será tratado por Lara Sousa, integrante e fundadora do bloco Truck do Desejo e Juhlia Santos, atriz e produtora cultural. A mediação ficará à cargo do ator Saulo Salomão.

 O encerramento do “BH Plural” contará com os shows dos cantores Moisés Navarro e Lívia Itaborahy, além da performance da drag queen, Angel Sun.

Moisés Navarro. Foto de Mayra Mendes.

 

Angel Sun. Foto de Lu Gontijo.

Serviço:

“BH Plural” vai debater o fomento do turismoLGBTQIA+ na capital mineira! Evento online terá cinco webnários e shows de Moisés Navarro e Lívia Itaborahy

  • Evento: gratuito
  • Quando?  18/08 (quarta-feira – 10h às 17h) e 19/08(quinta – 14h às 22h)
  • Onde? YouTube da Favo Cultural (www.youtube.com.br/FavoCultural)

Programação:

18/08 – Quarta-feira

  • 10h – “Turismo das Cores” – palestrante: Armando Siebler (psicólogo e fundador da A1 Tours BHZ)
  • 14h – “Eventos culturais LGBTQIA+” – palestrantes: Mohamed Mendez (Mokaii) e Ed Luiz (@bsurda)
  • 16h – “Estabelecimentos a favor da diversidade” – palestrantes: Simone Santos (Gis Club) e Felipe de Souza (Church Savassi).

19/08 – Quinta-feira

  • 14h – “Militância LGBTQIA+ em BH” -palestrantes: Penélope Fontana (drag queen) e Nickary Aycker (drag queen)
  • 16h – “Carnaval LGBTQIA+ em BH” -palestrantes: Lara Sousa (fundadora do bloco Truck do Desejo) e Juhlia Santos (atriz e produtora cultural)
  • 20h – Show de Moisés Navarro
  • 20h40    – Performance da drag queen Angel Sun
  • 20h50    – Show de Lívia Itaborahy

Fonte: Assessoria de Comunicação do “BH Plural”


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]