Bairros de Itaúna estão sem água há dias. População reclama que não é ouvida pelo SAAE. Há possibilidade de aumento na cobrança

Escrito por em 10/09/2021

Moradores de dois bairros de Itaúna, Cidade Nova e Murilo Gonçalves, estão sem água há dias. As reclamações estão se multiplicando nas redes sociais. Alguns moradores, do bairro cidade Nova, reclamam que estão há seis dias sem água. No bairro Murilo Gonçalves recebemos reclamação de que a falta de abastecimento pelo SAAE chega a quatro dias.

Confira o que dizem os moradores:

“Pagar caro pra ficar sem água igual está acontecendo aqui no Murilo absurdo 3 dias direto sem água”, se indignou uma seguidora de nossas redes sociais, nesta quinta-feira, 09/09.

“Sentimento de revolta, descaso, desumano! Estamos sem água desde dia 03/09 e queremos uma solução! Será que teremos desconto na conta de água? A resposta é NÃO !!!! Tenho 2 filhas pequenas, sendo que umas delas é de apenas 3 meses. SAAE queremos água com dignidade é um direito nosso!!!!” – publicou uma internauta nesta quinta-feira, 09/09.

Ouvinte nos marcou em seus stories sobre a falta d’água em seu bairro

ouvinte nos envia reclamação de falta d’água

O SAAE divulgou que o problema nos dois bairros acontece devido ao alto consumo e as condições topográficas na parte alta dos bairros Murilo Gonçalves e Cidade Nova. De acordo com o comunicado da autarquia “o abastecimento na região se encontra com pouca pressão, desde sábado, 4 de setembro, mesmo com todas as redes atuando com carga máxima”. O SAAE chama os casos de falta de água de “casos pontuais”, ou seja, situações isoladas, e afirma que a equipe operacional está trabalhando par resolver o problema.

Confira o comunicado enviado à imprensa na íntegra:

COMUNICADO

O SAAE Itaúna informa que devido ao alto consumo e as condições topográficas na parte alta dos bairros Murilo Gonçalves e Cidade Nova, o abastecimento na região se encontra com pouca pressão, desde sábado, 4 de setembro, mesmo com todas as redes atuando com carga máxima.

Foi realizada a injeção de água por outro sistema por meio de uma obra emergencial na quarta-feira, 8 de agosto. Ainda pode haver alguns pontos de falta de água e por isso a equipe operacional do SAAE já realiza manobras para resolver esses casos pontuais.

Para a resolução definitiva dessa situação a autarquia já está em curso com a construção do novo reservatório no bairro Morada Nova.

O SAAE sabe e reconhece a importância de acesso a água, um direito de todos, contudo, é preciso que haja a coparticipação da sociedade quanto ao consumo consciente, para que, não falta água a ninguém.

Possibilidade de aumento na cobrança

Consumidores de Itaúna começam a receber nas contas do SAAE uma mensagem que pode indicar um possível aumento na cobrança de água, ou uma nova tarifa. A mensagem diz o seguinte:

A PARTIR DA CONTA 10/2021, SERÁ IMPLEMENTADO NOVO MODELO DE COBRANÇA POR MEIO DE TARIFA FIXA E TARIFA DE EFETIVO CONSUMO, CONFORME RES,ARISB MG 161/2021

Aviso de nova cobrança aparece nas contas do SAAE de Itaúna, mas sem mais explicações ou divulgação a respeito.

Nenhuma outra explicação sobre como será calculada essa “tarifa de efetivo consumo” consta na conta. Também não há informação na conta sobre qual é o valor desta tarifa fixa. Se seria a tarifa de consumo mínimo de 15m3 que já é cobrada da população, mesmo que as pessoas usem uma quantidade menor de água, no valor de R$43,73 (água e esgoto).

Nenhum comunicado sobre essa nova tarifa de efetivo consumo foi enviado à imprensa.

No site do SAAE de Itaúna não há nenhuma informação sobre essa nova tarifa e nova forma de cobrança.

SAAE pede prazo para responder

Atendendo ao questionamento dos nossos ouvintes, entramos em contato com a assessoria de comunicação do SAAE, na quinta-feira, 09/09. No final da manhã desta sexta-feira, 10/10, depois de várias cobranças, a comunicação respondeu que repassou o pedido de informação para a diretoria da autarquia e quando tivesse uma resposta nos encaminharia. Assim que tivermos um retorno atualizaremos a matéria.

Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]