Auxílio Brasil: cuidado com aplicativos falsos que podem roubar os seus dados. Saiba como identificar o certo

Escrito por em 24/11/2021

Golpistas estão se aproveitando do interesse das pessoas por informações sobre o novo Auxílio Brasil, pago pelo Governo Federal em substituição ao Bolsa Família, e lançando diversos aplicativos e sites falsos com o objetivo de roubar os dados para uso em transações ilegais. Todo cuidado é pouco e a principal orientação e verificar antes a procedência da informação. Dificilmente o governo federal vai, por exemplo, encaminhar mensagens por WhatsApp pedindo para que você faça cadastro em programas sociais. Desconfie ainda mais se o link da mensagem direcionar para sites que não tenham o final gov.br que é a terminação de todos os sites do governo brasileiro.

Confira um exemplo de mensagem que foi compartilhada por pessoas em diversos grupos de WhatsApp nas últimos dias em que todas essas armadilhas podem ser observadas:

No caso da imagem acima até mesmo a informação sobre o valor do benefício está errada, o link não direciona para um site oficial do governo e a mensagem foi compartilhada em rede social.

Como identificar o aplicativo certo

O aplicativo oficial do Auxílio Brasil está disponível para Android e iOS:

Se você tiver dúvidas, verifique as seguintes informações: O nome da plataforma é Auxílio Brasil CAIXA. O desenvolvedor é a Caixa Econômica Federal. O ícone é um fundo azul com os dizeres Auxílio Brasil (Brasil, com as cores verde e amarelo)

Imagem do aplicativo do Auxilio Brasil na Play Store (Android). Observe em vermelho, destacado pelo nosso jornalismo, que o fornecedor do aplicativo é a CAIXA ECONOMICA FEDERAL. Qualquer outro fornecedor não é oficial.

Vale lembrar que, de acordo com a Caixa, você também pode consultar os valores e outras informações do programa no antigo aplicativo do Bolsa Família. A Caixa disponibiliza um documento em PDF ensinando como baixar e mexer no aplicativo do Auxílio Brasil que você pode conferir a seguir: Passo-a-passo-app-Auxilio-Brasil

Riscos dos apps falsos

Aplicativos falsos representam várias ameaças como criação de perfil falso em redes sociais, abertura de conta em bancos digitais, uso de cartão de crédito, entre outros.

Os problemas podem ir além da posse de dados pessoais: os apps maliciosos podem acessar sua câmera e microfone e informações dentro do celular – como agenda e contatos – por meio de permissões do aplicativo.

No caso do Auxílio Brasil, há pelo menos dez aplicativos não oficiais na Play Store, do Android. Já no iOS, há apenas a plataforma oficial.

Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna com informações de UOL Economia


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]