Ator Paulo José, ícone da TV brasileira, morre aos 84 anos por pneumonia

Escrito por em 12/08/2021

Por Jornal O Tempo

O ator Paulo José, um dos principais nomes da história do cinema e da televisão brasileira, morreu nesta quarta-feira aos 84 anos em decorrência de uma pneumonia. A informação foi confirmada pela TV Globo.

O ator, que estava internado havia 20 dias em um hospital no Rio de Janeiro, ficou célebre por protagonizar filmes como “Todas as Mulheres do Mundo”, de Domingos Oliveira, “Macunaíma” e “O Padre e a Moça”, de Joaquim Pedro de Andrade, além de novelas como “Por Amor” e “Explode Coração”.

Paulo José teve uma carreira prolífica que cobriu mais de cinco décadas, mas há anos estava afastado das telas por causa de um quadro de doença de Parkinson. Seu último grande papel no cinema foi em “O Palhaço”, dirigido por Selton Mello em 2011. Na Globo, sua participação de despedida foi na novela “Em Família”, de 2014. Mais recente, o documentário “Todos os Paulos do Mundo”, de 2017, relembrou sua trajetória.

Paulo Guimarães Gómez de Souza, gaúcho de Lavras, era doce, amistoso e sempre disposto a trabalhar. Em 1993 foi diagnosticado com o Parkinson, Em seu currículo ele conta com quase 30 novelas, 13 minisséries, alguns programas infantis, juvenis, humorísticos, quase 50 longas e documentários para o cinema e um número incalculável de peças de teatro. Ganhou três vezes o Candango de melhor ator e um Kikito. Merecidamente foi homenageado no 5º Festival de Teatro do Rio.

No teatro, fez de tudo sobre o palco e na coxia. Interpretou de Chico de Assis a Brecht (“O Testamento do Cangaceiro” e “Os Fuzis da Senhora Carrar”, respectivamente); de Molière a Kondoleon (“A Mandrágora” e “Delicadas Torturas”); de Tiago Santiago a Augusto Boal (“A Fonte Eterna da Juventude” e “Revolução na América do Sul”). Fora suas próprias obras ou primorosas adaptações.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]